DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DANÇA EM FORMATO REMOTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4308Abstract
O presente artigo apresenta o Estágio Supervisionado em Dança II, na Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS, realizado no IFTO em turmas do Ensino Médio integrado. A experiência abordou o modernismo na arte no Brasil e suas relações com as precursoras e os precursores da dança moderna, além das mudanças nas concepções de corpo e de dança ocorridas nesse período. Apesar dos desafios apresentados pelo contexto do ensino remoto levamos em consideração as limitações que essa configuração demanda tanto para construção da metodologia, como para os processos de criação. Como metodologia foram realizadas aulas síncronas e assíncronas abordando os conteúdos estudados, além de leituras de textos; vídeos e comunicação pelo WhatsApp. Ao final construímos uma sequência coreográfica utilizando objetos e partes específicas do corpo. As e os estudantes indicaram como experiências positivas a diversidade de materiais, entre eles a utilização do livro didático, as vídeo aulas, os textos, os vídeos artísticos e as aulas síncronas pela interação entre professor/estagiário e estudantes. Além disso, evidenciamos a necessidade de superarmos os descompassos existentes na presença das quatro áreas da arte na escola.
Downloads
References
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2ed. SP: Martins Fontes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acessado em: 19/10/2020.
BUARQUE, Cristovam. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. Senado Notícias, 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-musica-e-teatro-no-curriculo-da-educacao-basica. Acessado em: 24/06/2021.
DANTAS, Mônica Fagundes. O corpo natural de Isadora Duncan e o natural no corpo em educação somática: apontamentos para uma história do" corpo natural" em dança. Garimpando memórias: esporte, educação física, lazer e dança. p. 149-161, 2007.
NASCIMENTO, Diego Ebling do. Do Balé Clássico í Dança Moderna: impressões e pistas para o entendimento das concepções de corpo na dança. Revista da FUNDARTE, v. 37, n. 37, p. p. 160-173, 2019.
ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária, Campus Colinas do Tocantins. Aprovado pela Resolução n.º 6/2016/CONSUP/IFTO, de 24 de fevereiro de 2016. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-colinas-do-tocantins/tecnico-em-agropecuaria-integrado-ao-ensino-medio/ppc-tecnico-agropecuaria-integrado-medio-campus-colinas-1edicao.pdf Acessado em: 05/10/2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática, Campus Colinas do Tocantins. Aprovado/autorizado pela Resolução ad referendum n.º 8/2014/CONSUP/IFTO, de 19 de dezembro de 2014, convalidada pela Resolução n.º 16/2017/CONSUP/IFTO, de 16 de março de 2017. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-colinas-do-tocantins/tecnico-em-informatica-integrado-ao-ensino-medio/ppc-tecnico-informatica-integrado-medio-campus-colinas-tocantins.pdf Acessado em: 05/10/2020
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. Revista Ouvirouver, v. 10 n. 2, p. 230-239, 2014.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. Cortez, 2011.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MEIRA, Beá; PRESTO, Rafael; SOTER, Silvia. Percursos da arte: volume único: Ensino Médio. Editora Scipione, 2016. Disponível em: https://api.plurall.net/media_viewer/documents/1858916
MONTEIRO, Gabriela Lírio Gurgel. Loie Fuller - Artista precursora da Cena Expandida. Repertório, p. 137-145, 2016
RICCI, Rudá. Os quatro erros pedagógicos do ensino remoto. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/os-quatro-erros-pedagogicos-do-ensino-remoto/ Acessado em 05/04/2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2012 -2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), 2012. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201606/08135053-1449056224plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi.pdf Acessado em 29/06/2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Graduação em Dança: Licenciatura - Plano de Curso. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Fundação Municipal de Artes de Montenegro, 2006.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Graduação em Dança: Licenciatura - Plano de Curso. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Montenegro, 2019.
VIEIRA, Alba Pedreira. Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças moderna e expressionista no Brasil. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, v. 6, 2009.
VIEIRA, Marcilio de Souza. As Danças de Martha Graham e Doris Humphrey, no Ensino/Prática da Dança. R. Científica / FAP, Curitiba, v. 9, p. 202-212, jan./jun. 2012.
VIEIRA, Marcilio de Souza. História das ideias do ensino da dança na educação brasileira. Editora Appris, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.