TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO ESTUDANTE-ARTISTA-DOCENTE DE TEATRO EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4306Resumen
O presente artigo se propõe a mapear quais foram os desafios e as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a formação e atuação desenvolvidas pelo futuro professor de Teatro, estudante-artista-docente, frente ao cenário avassalador de disseminação do COVID-19 no Brasil. Os dados foram coletados eletronicamente. A pesquisa contou com a participação de 54 estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro de uma Instituição de Educação Superior (IES) do Distrito Federal. As informações foram sistematizadas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), possibilitando a identificação de três categorias: 1) Utilização das TDICs na formação de estudantes do curso de Licenciatura em Teatro, 2) Utilização das TDICs na produção artística dos universitários, 3) Aprendizagem do estudante-artista-docente em formação. Os resultados revelaram que, inicialmente, a pandemia causada pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, instigou terror, ansiedade e insegurança aos universitários. Com o acompanhamento didático e mediação pedagógica necessárias, os universitários descobriram suas potencialidades e, com o passar do tempo, transformaram-se, apropriaram-se de aprendizagens significativas. Aos mediadores do componente curricular, foi imprescindível o aprimoramento das estratégias didáticas para promoção da ensinagem, assim como, da utilização das TDICs com o propósito de fomentar e contribuir com a emancipação intelectual do artista-educador.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.7 n.1, abril/2011.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1993.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras Poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/Texto_Referencia-_Reorganizacao_dos_Calendarios_Escolares_-_Pandemia_da_COVID-19_1.pdf. Acesso em: 10 jun 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros curriculares nacionais : Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental - Arte. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 03 maio 2021.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇíO - CETIC.BR (Brasil). Comitê Gestor da Internet no Brasil. Uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: painel tic covid-19. Painel TIC COVID-19. 2020. Parceria: UNESCO; CETIC.BR; NIC.BR e CGI.BR. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/tic-covid-19/analises/. Acesso em: 02 jan. 2021.
CONSÓRCIO DE VEíCULOS DE IMPRENSA (Brasília). Secretarias Estaduais de Saúde (comp.). Brasil mortes por COVID-19: 24 horas. 24 horas. 2021. Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/06/14/brasil-registra-928-novas-mortes-por-covid-em-24-horas-e-total-passa-de-488-mil-vitimas.ghtml. Acesso em: 15 jun. 2021.
CORRAZE, J. As comunicações não-verbais Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
CRESWELL, Jhon W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens Porto Alegre, RS: Penso, 2014.
DELORS, Jacques et al (Orgs.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: Unesco, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários í Prática Educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloísa Côrrea de Toledo. Arte na Educação Escolar. 2. ed., São Paulo: Cortez, 1993.
GONZíLEZ-REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KNAPP, M.L. La comunicación no verbal: el cuerpo y el entorno. Barcelona: Paidós, 1980.
MARANHíO, Maximiliano Salvadori. TIC Cultura: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: Comitê Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, 2019.
MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: MARCUSE, H. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: UNESP, 1999.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
OLIVEIRA, Fernanda Areias de. Pedagogia do Teatro Contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes de teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas)- Centro Interdisciplinar de novas tecnologias na educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.
OMS Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) - Atualizada em 17 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:COVID19&Itemid=875> Acesso em 17/04/2020.
PUPO, Maria Lúcia. Formação de formadores em cena. In: Lamparina: Revista de ensino de teatro. v. 1, n.1. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2010. (p.43 – 49).
RAMOS, Stella. Hibridismo nas Artes. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2015.
SOTERO, E.; COUTINHO. Memes, Tecnologias e Educação: "˜conversas"™ com Professoras Em Tempos De Pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 67-84, 2020.
UAB/UNB. Projeto Político Pedagógico: curso de licenciatura em teatro. Curso de Licenciatura em Teatro. 2013. Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade de Brasília (UnB). Disponível em: https://www.cead.unb.br/images/cursos/ppc_teatro.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Considerations for quarantine of individuals in the context of containment for coronavirus disease (COVID-19) Interim guidance, 29 February 2020. World Health Organization, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.