TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO ESTUDANTE-ARTISTA-DOCENTE DE TEATRO EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4306Abstract
O presente artigo se propõe a mapear quais foram os desafios e as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a formação e atuação desenvolvidas pelo futuro professor de Teatro, estudante-artista-docente, frente ao cenário avassalador de disseminação do COVID-19 no Brasil. Os dados foram coletados eletronicamente. A pesquisa contou com a participação de 54 estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro de uma Instituição de Educação Superior (IES) do Distrito Federal. As informações foram sistematizadas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), possibilitando a identificação de três categorias: 1) Utilização das TDICs na formação de estudantes do curso de Licenciatura em Teatro, 2) Utilização das TDICs na produção artística dos universitários, 3) Aprendizagem do estudante-artista-docente em formação. Os resultados revelaram que, inicialmente, a pandemia causada pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, instigou terror, ansiedade e insegurança aos universitários. Com o acompanhamento didático e mediação pedagógica necessárias, os universitários descobriram suas potencialidades e, com o passar do tempo, transformaram-se, apropriaram-se de aprendizagens significativas. Aos mediadores do componente curricular, foi imprescindível o aprimoramento das estratégias didáticas para promoção da ensinagem, assim como, da utilização das TDICs com o propósito de fomentar e contribuir com a emancipação intelectual do artista-educador.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.7 n.1, abril/2011.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1993.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras Poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/Texto_Referencia-_Reorganizacao_dos_Calendarios_Escolares_-_Pandemia_da_COVID-19_1.pdf. Acesso em: 10 jun 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros curriculares nacionais : Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental - Arte. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 03 maio 2021.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇíO - CETIC.BR (Brasil). Comitê Gestor da Internet no Brasil. Uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: painel tic covid-19. Painel TIC COVID-19. 2020. Parceria: UNESCO; CETIC.BR; NIC.BR e CGI.BR. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/tic-covid-19/analises/. Acesso em: 02 jan. 2021.
CONSÓRCIO DE VEíCULOS DE IMPRENSA (Brasília). Secretarias Estaduais de Saúde (comp.). Brasil mortes por COVID-19: 24 horas. 24 horas. 2021. Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/06/14/brasil-registra-928-novas-mortes-por-covid-em-24-horas-e-total-passa-de-488-mil-vitimas.ghtml. Acesso em: 15 jun. 2021.
CORRAZE, J. As comunicações não-verbais Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
CRESWELL, Jhon W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens Porto Alegre, RS: Penso, 2014.
DELORS, Jacques et al (Orgs.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: Unesco, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários í Prática Educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloísa Côrrea de Toledo. Arte na Educação Escolar. 2. ed., São Paulo: Cortez, 1993.
GONZíLEZ-REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KNAPP, M.L. La comunicación no verbal: el cuerpo y el entorno. Barcelona: Paidós, 1980.
MARANHíO, Maximiliano Salvadori. TIC Cultura: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: Comitê Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, 2019.
MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: MARCUSE, H. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: UNESP, 1999.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
OLIVEIRA, Fernanda Areias de. Pedagogia do Teatro Contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes de teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas)- Centro Interdisciplinar de novas tecnologias na educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.
OMS Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) - Atualizada em 17 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:COVID19&Itemid=875> Acesso em 17/04/2020.
PUPO, Maria Lúcia. Formação de formadores em cena. In: Lamparina: Revista de ensino de teatro. v. 1, n.1. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2010. (p.43 – 49).
RAMOS, Stella. Hibridismo nas Artes. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2015.
SOTERO, E.; COUTINHO. Memes, Tecnologias e Educação: "˜conversas"™ com Professoras Em Tempos De Pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 67-84, 2020.
UAB/UNB. Projeto Político Pedagógico: curso de licenciatura em teatro. Curso de Licenciatura em Teatro. 2013. Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade de Brasília (UnB). Disponível em: https://www.cead.unb.br/images/cursos/ppc_teatro.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Considerations for quarantine of individuals in the context of containment for coronavirus disease (COVID-19) Interim guidance, 29 February 2020. World Health Organization, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.