MARIA FUX E SUAS PROPOSTAS DE ENSINO DE DANÇA PARA EDUCAÇÃO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4226Resumen
Esta pesquisa artístico/educativa tem como objetivo compreender as propostas de Ensino de Dança para educação formal desenvolvidas pela artista-docente argentina Maria Fux. Em primeiro lugar, preconizamos uma reflexão a respeito dos estudos de Fux em âmbito brasileiro, na tentativa de promover uma reparação para com essa artista da dança e com seus estudos. Em seguida, apresentamos a trajetória artístico-pessoal e profissional de Fux evidenciando as influências filosóficas que contribuíram para a elaboração de suas práticas. Posteriormente, descrevemos as propostas educacionais em Dança desenvolvidas por Fux e suas formas de organização (Dança para Crianças de 03 a 05 anos; Dança para Adolescente; Dança na Universidade e a Dança para o Adulto), finalizando com uma reflexão a respeito da chegada dessas propostas em solo brasileiro. Desta maneira, indicamos que o estudo de Fux não se restringe exclusivamente à Dançaterapia e que suas propostas de Ensino de Dança para Educação chegam ao país por intermédio do Movimento Escolinhas de Arte (MEA).
Descargas
Citas
AZEVEDO, F. A. G. de. Movimento Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia e Ana Mae Barbosa. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicações e Artes. Centro de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. 2000.
BACARIN, Lígia. M.B.P.; NOMA. Amélia K. História do movimento de arte-educação no Brasil. XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina. 2005.
FUX, Maria. Dança, Experiência de Vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.
FUX, Maria. Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1988.
FUX, Maria. Formação em Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
FUX, Maria. Depois da Queda... Dançaterapia!. Trad. Ruth Rejman; fotos de miolo Andrés Barragán. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
FUX, Maria. Ser Dançaterapeuta Hoje. São Paulo: Summus Editorial, 2011.
DUNCAN. Isadora. Minha Vida. Trad. de Cruls. – 11ed – Rio de Janeiro: José Olympio. 1989.
LIMA, Déborah Maia de; RAYMOND, Caroline. A Danzaterapia de María Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório, v. 1, n. 31. 2018. Disponível em . Acessado em: 13 mai. 2020.
LIMA, Déborah Maia de. María Fux: a dança como perspectiva de vida. REVISTA EIXO 5.1, 2016. Disponível em < http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/326/201>. Acessado em: 13 mai. 2020.
LIMA, Déborah Maia de. A perspectiva somático-integrativa do ensino de dança de Maria Fux. IX Congresso da ABRACE. 2016. Disponível em < https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32647-a-perspectiva-somato-integrativa-do-ensino-de-danca-de-maria-fux/>. Acessado em: 13 mai. 2020.
MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281. 2002.
MIRANDA, Orlando (Org.). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa Ziraldo - Rio de Janeiro. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.