MARIA FUX E SUAS PROPOSTAS DE ENSINO DE DANÇA PARA EDUCAÇÃO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4226Abstract
Esta pesquisa artístico/educativa tem como objetivo compreender as propostas de Ensino de Dança para educação formal desenvolvidas pela artista-docente argentina Maria Fux. Em primeiro lugar, preconizamos uma reflexão a respeito dos estudos de Fux em âmbito brasileiro, na tentativa de promover uma reparação para com essa artista da dança e com seus estudos. Em seguida, apresentamos a trajetória artístico-pessoal e profissional de Fux evidenciando as influências filosóficas que contribuíram para a elaboração de suas práticas. Posteriormente, descrevemos as propostas educacionais em Dança desenvolvidas por Fux e suas formas de organização (Dança para Crianças de 03 a 05 anos; Dança para Adolescente; Dança na Universidade e a Dança para o Adulto), finalizando com uma reflexão a respeito da chegada dessas propostas em solo brasileiro. Desta maneira, indicamos que o estudo de Fux não se restringe exclusivamente à Dançaterapia e que suas propostas de Ensino de Dança para Educação chegam ao país por intermédio do Movimento Escolinhas de Arte (MEA).
Downloads
References
AZEVEDO, F. A. G. de. Movimento Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia e Ana Mae Barbosa. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicações e Artes. Centro de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. 2000.
BACARIN, Lígia. M.B.P.; NOMA. Amélia K. História do movimento de arte-educação no Brasil. XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina. 2005.
FUX, Maria. Dança, Experiência de Vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.
FUX, Maria. Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1988.
FUX, Maria. Formação em Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
FUX, Maria. Depois da Queda... Dançaterapia!. Trad. Ruth Rejman; fotos de miolo Andrés Barragán. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
FUX, Maria. Ser Dançaterapeuta Hoje. São Paulo: Summus Editorial, 2011.
DUNCAN. Isadora. Minha Vida. Trad. de Cruls. – 11ed – Rio de Janeiro: José Olympio. 1989.
LIMA, Déborah Maia de; RAYMOND, Caroline. A Danzaterapia de María Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório, v. 1, n. 31. 2018. Disponível em . Acessado em: 13 mai. 2020.
LIMA, Déborah Maia de. María Fux: a dança como perspectiva de vida. REVISTA EIXO 5.1, 2016. Disponível em < http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/326/201>. Acessado em: 13 mai. 2020.
LIMA, Déborah Maia de. A perspectiva somático-integrativa do ensino de dança de Maria Fux. IX Congresso da ABRACE. 2016. Disponível em < https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32647-a-perspectiva-somato-integrativa-do-ensino-de-danca-de-maria-fux/>. Acessado em: 13 mai. 2020.
MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281. 2002.
MIRANDA, Orlando (Org.). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa Ziraldo - Rio de Janeiro. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.