OS CANTOS TEMÁTICOS, A LINGUAGEM TEATRAL E A PEQUENA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4149Resumen
Esta pesquisa se debruça sobre a pequena infância e seu desenvolvimento no contexto da educação infantil, dialogando com a minha formação em licenciatura em teatro e a minha atuação como professora de Educação Infantil. Para tanto, trago o conceito de criança performer de Machado (2010a; 2010b), para apoiar a definição de criança vigente na legislação e na qual acredito; o conceito de nutrição deSlade(1978), para defender uma educação infantil que nutre e auxilia no desenvolvimento da criança, que vai também, ao encontro da concepção de educação infantil brasileira atual. Trago também a definição teórica recém adquirida por mim, porém já observada na prática, de jogo protagonizado, atividade na qual a criança performa sua infância, e se nutre e desenvolve. A partir desses conhecimentos teóricos pude analisar a prática chamada de cantinhos pedagógicos ou cantos temáticos, nos quais ocorre plenamente o jogo protagonizado, o desenvolvimento da autonomia, e dos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
_____. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
_____. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2020.
_____.LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 3. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.
BORIOLLO, Beatriz de Cássia. A contribuição do jogo teatral para o desenvolvimento da criança pré-escolar: uma análise na perspectiva histórico-cultural. 2003. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. In: Educação & Realidade, v.35, n.2., p. 115-137, maio/agosto 2010a.
________, Marina Marcondes. O imaginário infantil como trabalho em processo. Childhood & Philosophy, vol. 6, núm. 12, p. 281-295, julho/dezembro 2010b.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.