OS CANTOS TEMÁTICOS, A LINGUAGEM TEATRAL E A PEQUENA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4149Abstract
Esta pesquisa se debruça sobre a pequena infância e seu desenvolvimento no contexto da educação infantil, dialogando com a minha formação em licenciatura em teatro e a minha atuação como professora de Educação Infantil. Para tanto, trago o conceito de criança performer de Machado (2010a; 2010b), para apoiar a definição de criança vigente na legislação e na qual acredito; o conceito de nutrição deSlade(1978), para defender uma educação infantil que nutre e auxilia no desenvolvimento da criança, que vai também, ao encontro da concepção de educação infantil brasileira atual. Trago também a definição teórica recém adquirida por mim, porém já observada na prática, de jogo protagonizado, atividade na qual a criança performa sua infância, e se nutre e desenvolve. A partir desses conhecimentos teóricos pude analisar a prática chamada de cantinhos pedagógicos ou cantos temáticos, nos quais ocorre plenamente o jogo protagonizado, o desenvolvimento da autonomia, e dos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.Downloads
References
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
_____. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
_____. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2020.
_____.LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 3. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.
BORIOLLO, Beatriz de Cássia. A contribuição do jogo teatral para o desenvolvimento da criança pré-escolar: uma análise na perspectiva histórico-cultural. 2003. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. In: Educação & Realidade, v.35, n.2., p. 115-137, maio/agosto 2010a.
________, Marina Marcondes. O imaginário infantil como trabalho em processo. Childhood & Philosophy, vol. 6, núm. 12, p. 281-295, julho/dezembro 2010b.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.