Jardim das indagações

diálogos e experimentações pedagógicas e artísticas contracoloniais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11032

Palabras clave:

Território, Errâncias, Intervenções urbanas, Contracolonialidade

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida como prática artística contracolonial, articulando deslocamentos sensíveis, errâncias e intervenções em espaços do campus universitário e do centro de Ilhéus. A proposta envolveu caminhadas, observações, registros fotográficos e produção de diários de campo, conduzindo à criação do Jardim das Indagações — uma intervenção artística coletiva com lambe-lambes, estênceis e textos poéticos que inscreveram no espaço marcas de presença e escuta. A experiência foi atravessada por reações públicas adversas, o que evidenciou as disputas em torno da arte, do corpo e da ocupação dos territórios urbanos. O percurso pedagógico é atravessado pelas concepções de Milton Santos, especialmente sua definição de território como quadro da existência, e de Antônio Bispo dos Santos, cuja proposta contracolonial inspira a ação como forma de alimentar os nomes e a alegria, recusando a tristeza imposta pela colonialidade. O texto assume o caráter de travessia inacabada, errante, que afirma a arte como gesto de resistência, pensamento e pertencimento. Ao propor a escuta da cidade e a ativação do sensível como caminhos formativos, a experiência tensiona a lógica do controle, abrindo frestas para imaginar outros modos de ensinar, aprender e habitar o mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Cristine Apoema Ribeiro, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas no campo das tradições orais e atua como contadora de histórias. Com mais de 30 anos de experiência, transita também pelas linguagens da fotografia e da performance oral.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Edição Kindle ed. Rio de Janeiro: Editora Schwarcz - Companhia das Letras, 2001.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: 1972.

CARERI, Francesco. Walkscapes: El andar como práctica estética. Barcelona: Editorial GG, 2014.

DEBORD, Guy-Ernest. Teoria da deriva. In: JACQUES, Paola Berensteinre (Org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 87–91.

DIÓGENES, Glória. Artes e intervenções urbanas entre esferas materials e digitals: tensões legal-ilegal. Análise Social, v. 50, n. 217, p. 682–707, 2015.

GAUTHIER, Jacques Moendy. Sociopoética e Contracolonialidade: relatos de pesquisas e diálogos teóricos com Ailton Krenak, Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo) e alguns filósofos de tradição ocidental. Edição Kindle ed. São Paulo: Editora Dialética, 2024.

HAN, Byung-Chul. No enxame: Perspectivas do digital. Edições Kindle ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2021.

JACQUES, Paola Berensteinre. Errâncias urbanas: a arte de andar pela cidade · Indice · ÍNDICE. ARQTEXTO, v. 7, p. 16–25, 2025.

KILOMBA, Grada; OLIVEIRA, Jess. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2020.

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. 6a. Edição (versão eletrônica) ed. São Paulo: EDUSP, 1988.

SANTOS, Milton. O retorno do território. OSAL: Observatório Social de América Latina, v. Año 6, n. No. 16, p. 255–261, abr. 2005.

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

APOEMA RIBEIRO, Kelly Cristine. Jardim das indagações: diálogos e experimentações pedagógicas e artísticas contracoloniais. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 374–402, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11032. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11032. Acesso em: 18 dic. 2025.