Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas

traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10285

Palabras clave:

direção de fotografia, telenovela, TV Globo, Alexandre Fructuoso, traços estilísticos

Resumen

En este artículo estudiaremos los rasgos estilísticos presentes en las telenovelas de TV Globo que contaron con dirección de fotografía de Alexandre Fructuoso: Velho Chico (2016), Deus Salve o Rei (2018), Órfãos da Terra (2019) y Amor Perfeito (2023). Utilizaremos el análisis fílmico como nuestra metodología principal. El texto es compuesto por una sección introductoria; una discusión sobre la autoría y los rasgos estilísticos, y por qué optamos por el segundo concepto; una presentación de Fructuoso y del contexto productivo en el que se inserta; un análisis de la dirección de fotografía de estas cuatro telenovelas y los rasgos estilísticos que identificamos en ellas; y consideraciones finales. En cuanto a los rasgos estilísticos, profundizaremos en aquellos que se centran en la iluminación y la composición.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2013). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, do qual é coordenadora, e professora Associada I no Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. É editora da revista acadêmica A Barca. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinematografia, Expressão e Pensamento, dedicado aos estudos em direção de fotografia, e do Grupo de Pesquisa Mulheridades Cinematográficas. Atualmente, coordena o projeto "Circulação do vídeo popular brasileiro na América Latina nas décadas 1980 e 1990: recuperação, acervo e memória" (CNPq) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4477543150852748

Citas

ANDRADE, Matheus. O Sertão é Coisa de Cinema. 2 ed. Paraíba: Marca de Fantasia, 2022.

BEACH, Christopher. A hidden history of film style: cinematographers, directors and the collaborative process. Oakland: University of California Press, 2015.

BERNARDET, Jean-Claude; REIS, Francis Vogner dos. O autor no cinema: a política dos autores: França, Brasil – anos 1950 e 1960. 2 ed. São Paulo: Edições SESC, 2018.

CAVALCANTI, Gêsa Karla Maia. Estudando a telenovela: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil. 2022. 282 f. Tese (doutorado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, UFPE, Recife, 2022.

D’ALLONNES, Fabrice Revault. La lumière au cinema. Paris: Editions Cahiers du cinéma, 1991.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. (V. 3: Literatura e Pintura, Música e Cinema).

FRUCTUOSO, Alexandre. Entrevista concedida a Pessoa Autora do Texto. 29 set. 2023.

GSHOW. Confira a magia por trás dos cenários que ajudam a compor a trama de 'Órfãos da Terra'. Rio de Janeiro: Globo.com, 2019. Recuperado em: https://gshow.globo.com/novelas/orfaos-da-terra/noticia/confira-a-magia-por-tras-dos-cenarios-que-ajudam-a-compor-a-trama-de-orfaos-da-terra.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2025.

JOHNSTON, Claire. Women’s Cinema as Counter-Cinema. In: JOHNSTON, Claire (org.). Notes on Women’s Cinema. Londres: Society for Education in Film and Television, 1973 (p. 24-31).

LIMA, Mariana; PEREIRA, Tissiana; ORTEGA, Daniela. Panorama dos estudos de ficção televisiva brasileira: um levantamento quantitativo. Cambiassu[online]. 2017, v.13, n.21, p. 81-100. ISSN: 2176 -5111. Recuperado de: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19022/10341>. Acesso em: 9 jan. 2025.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GRECO, Clarice. Brasil: rumo à produção e recepção 360º. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GÓMEZ, Guillermo Orozco. Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017 (p. 93-123).

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. In: XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Curitiba. Anais… Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2014. p. 1-16.

MALCHER, Maria Ataíde. Telenovela: um olhar sobre a produção acadêmica. Novos Olhares[online]. 2002, v.10, p. 42-49. ISSN: 2238-7714. Recuperado de: <https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51374>. Acesso em: 9 jan. 2025.

MENEZES, Helena Carvalhais. Os autores modernos e contemporâneos: uma revisão histórica sobre o conceito de autoria no ocidente. Letrônica[online]. 2017, v.10, n.2, p. 866-878. ISSN 1984-4301. Recuperado de: <https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26393>. Acesso em: 6 jan. 2025.

MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho. 2020. 253 f. Tese (doutorado em em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes, USP, 2020.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

OZ, Thalissa. A modernização da imagem na TV brasileira. In: II MOVI – ENCONTRO BRASILEIRO DE FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO, 2022, Niterói (online). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2022, Oficina. Recuperado de: <https://www.direcaodefotografia.com/movi2>. Acesso em: 20 jan. 2025.

VANOYE, Francis; Goliot-Lété, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus Editora, 1994.

WARWAR, André; CAMPOS, Tito Lívio Baptista Pereira. As relações contemporâneas entre cinema e televisão. Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, 2019. Palestra.

Publicado

2025-07-01

Cómo citar

CAVALCANTI TEDESCO, Marina. Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas: traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 133–160, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10285. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10285. Acesso em: 14 dic. 2025.