Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas
traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10285Palabras clave:
direção de fotografia, telenovela, TV Globo, Alexandre Fructuoso, traços estilísticosResumen
En este artículo estudiaremos los rasgos estilísticos presentes en las telenovelas de TV Globo que contaron con dirección de fotografía de Alexandre Fructuoso: Velho Chico (2016), Deus Salve o Rei (2018), Órfãos da Terra (2019) y Amor Perfeito (2023). Utilizaremos el análisis fílmico como nuestra metodología principal. El texto es compuesto por una sección introductoria; una discusión sobre la autoría y los rasgos estilísticos, y por qué optamos por el segundo concepto; una presentación de Fructuoso y del contexto productivo en el que se inserta; un análisis de la dirección de fotografía de estas cuatro telenovelas y los rasgos estilísticos que identificamos en ellas; y consideraciones finales. En cuanto a los rasgos estilísticos, profundizaremos en aquellos que se centran en la iluminación y la composición.
Descargas
Citas
ANDRADE, Matheus. O Sertão é Coisa de Cinema. 2 ed. Paraíba: Marca de Fantasia, 2022.
BEACH, Christopher. A hidden history of film style: cinematographers, directors and the collaborative process. Oakland: University of California Press, 2015.
BERNARDET, Jean-Claude; REIS, Francis Vogner dos. O autor no cinema: a política dos autores: França, Brasil – anos 1950 e 1960. 2 ed. São Paulo: Edições SESC, 2018.
CAVALCANTI, Gêsa Karla Maia. Estudando a telenovela: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil. 2022. 282 f. Tese (doutorado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, UFPE, Recife, 2022.
D’ALLONNES, Fabrice Revault. La lumière au cinema. Paris: Editions Cahiers du cinéma, 1991.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. (V. 3: Literatura e Pintura, Música e Cinema).
FRUCTUOSO, Alexandre. Entrevista concedida a Pessoa Autora do Texto. 29 set. 2023.
GSHOW. Confira a magia por trás dos cenários que ajudam a compor a trama de 'Órfãos da Terra'. Rio de Janeiro: Globo.com, 2019. Recuperado em: https://gshow.globo.com/novelas/orfaos-da-terra/noticia/confira-a-magia-por-tras-dos-cenarios-que-ajudam-a-compor-a-trama-de-orfaos-da-terra.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2025.
JOHNSTON, Claire. Women’s Cinema as Counter-Cinema. In: JOHNSTON, Claire (org.). Notes on Women’s Cinema. Londres: Society for Education in Film and Television, 1973 (p. 24-31).
LIMA, Mariana; PEREIRA, Tissiana; ORTEGA, Daniela. Panorama dos estudos de ficção televisiva brasileira: um levantamento quantitativo. Cambiassu[online]. 2017, v.13, n.21, p. 81-100. ISSN: 2176 -5111. Recuperado de: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19022/10341>. Acesso em: 9 jan. 2025.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GRECO, Clarice. Brasil: rumo à produção e recepção 360º. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GÓMEZ, Guillermo Orozco. Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017 (p. 93-123).
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. In: XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Curitiba. Anais… Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2014. p. 1-16.
MALCHER, Maria Ataíde. Telenovela: um olhar sobre a produção acadêmica. Novos Olhares[online]. 2002, v.10, p. 42-49. ISSN: 2238-7714. Recuperado de: <https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51374>. Acesso em: 9 jan. 2025.
MENEZES, Helena Carvalhais. Os autores modernos e contemporâneos: uma revisão histórica sobre o conceito de autoria no ocidente. Letrônica[online]. 2017, v.10, n.2, p. 866-878. ISSN 1984-4301. Recuperado de: <https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26393>. Acesso em: 6 jan. 2025.
MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho. 2020. 253 f. Tese (doutorado em em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes, USP, 2020.
NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
OZ, Thalissa. A modernização da imagem na TV brasileira. In: II MOVI – ENCONTRO BRASILEIRO DE FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO, 2022, Niterói (online). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2022, Oficina. Recuperado de: <https://www.direcaodefotografia.com/movi2>. Acesso em: 20 jan. 2025.
VANOYE, Francis; Goliot-Lété, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus Editora, 1994.
WARWAR, André; CAMPOS, Tito Lívio Baptista Pereira. As relações contemporâneas entre cinema e televisão. Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, 2019. Palestra.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.