LA CINEMATOGRAFÍA EN LA TELENOVELA CONTEMPORÁNEA
RASGOS ESTILÍSTICOS EN LA OBRA DE ALEXANDRE FRUCTUOSO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10285Keywords:
cinematografía, telenovela, TV Globo, Alejandro Fructuoso, rasgos estilísticosAbstract
Neste artigo, estudaremos os traços estilísticos presentes nas telenovelas da TV Globo que tiveram direção de fotografia de Alexandre Fructuoso: Velho Chico (2016), Deus Salve o Rei (2018), Órfãos da Terra (2019) e Amor Perfeito (2023). Utilizaremos como principal metodologia a análise fílmica. O texto está composto por uma seção introdutória; uma discussão sobre autoria e traços estilísticos, e por que optamos pelo segundo conceito; uma apresentação de Fructuoso e do contexto de produção no qual ele está inserido; uma análise da direção de fotografia destas quatro telenovelas e dos traços estilísticos que nelas identificamos; e considerações finais. No que tange aos traços estilísticos, nos aprofundaremos naqueles que se concentram no âmbito da iluminação e da composição.
Downloads
References
ANDRADE, Matheus. O Sertão é Coisa de Cinema. 2 ed. Paraíba: Marca de Fantasia, 2022.
BEACH, Christopher. A hidden history of film style: cinematographers, directors and the collaborative process. Oakland: University of California Press, 2015.
BERNARDET, Jean-Claude; REIS, Francis Vogner dos. O autor no cinema: a política dos autores: França, Brasil – anos 1950 e 1960. 2 ed. São Paulo: Edições SESC, 2018.
CAVALCANTI, Gêsa Karla Maia. Estudando a telenovela: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil. 2022. 282 f. Tese (doutorado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, UFPE, Recife, 2022.
D’ALLONNES, Fabrice Revault. La lumière au cinema. Paris: Editions Cahiers du cinéma, 1991.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. (V. 3: Literatura e Pintura, Música e Cinema).
FRUCTUOSO, Alexandre. Entrevista concedida a Pessoa Autora do Texto. 29 set. 2023.
GSHOW. Confira a magia por trás dos cenários que ajudam a compor a trama de 'Órfãos da Terra'. Rio de Janeiro: Globo.com, 2019. Recuperado em: https://gshow.globo.com/novelas/orfaos-da-terra/noticia/confira-a-magia-por-tras-dos-cenarios-que-ajudam-a-compor-a-trama-de-orfaos-da-terra.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2025.
JOHNSTON, Claire. Women’s Cinema as Counter-Cinema. In: JOHNSTON, Claire (org.). Notes on Women’s Cinema. Londres: Society for Education in Film and Television, 1973 (p. 24-31).
LIMA, Mariana; PEREIRA, Tissiana; ORTEGA, Daniela. Panorama dos estudos de ficção televisiva brasileira: um levantamento quantitativo. Cambiassu[online]. 2017, v.13, n.21, p. 81-100. ISSN: 2176 -5111. Recuperado de: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19022/10341>. Acesso em: 9 jan. 2025.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GRECO, Clarice. Brasil: rumo à produção e recepção 360º. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GÓMEZ, Guillermo Orozco. Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017 (p. 93-123).
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. In: XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Curitiba. Anais… Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2014. p. 1-16.
MALCHER, Maria Ataíde. Telenovela: um olhar sobre a produção acadêmica. Novos Olhares[online]. 2002, v.10, p. 42-49. ISSN: 2238-7714. Recuperado de: <https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51374>. Acesso em: 9 jan. 2025.
MENEZES, Helena Carvalhais. Os autores modernos e contemporâneos: uma revisão histórica sobre o conceito de autoria no ocidente. Letrônica[online]. 2017, v.10, n.2, p. 866-878. ISSN 1984-4301. Recuperado de: <https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26393>. Acesso em: 6 jan. 2025.
MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho. 2020. 253 f. Tese (doutorado em em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes, USP, 2020.
NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
OZ, Thalissa. A modernização da imagem na TV brasileira. In: II MOVI – ENCONTRO BRASILEIRO DE FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO, 2022, Niterói (online). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2022, Oficina. Recuperado de: <https://www.direcaodefotografia.com/movi2>. Acesso em: 20 jan. 2025.
VANOYE, Francis; Goliot-Lété, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus Editora, 1994.
WARWAR, André; CAMPOS, Tito Lívio Baptista Pereira. As relações contemporâneas entre cinema e televisão. Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, 2019. Palestra.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.