Imaginação de dentro para fora, de fora para dentro

uma introdução à prática da imaginação nos trabalhos de Stanislavski e Chekhov

Authors

  • Luisa Jacques de Moraes Dalgalarrondo Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8717

Keywords:

Imaginação; Gaston Bachelard; Henry Corbin; Konstantin Stanislavski; Michael Chekhov.

Abstract

This article aims to bring some ways of understanding imagination, mainly through reading the works of philosophers Gaston Bachelard and Henry Corbin. These perspectives will then be articulated with the place occupied by imagination in the performing arts. To this end, the imagination in the work of Konstantin Stanislavski will be analyzed, through elements such as “the given circumstances”, the “magic if” and the “film of images” and in the practice of Michael Chekhov, with strategies and concepts such as the “psychological gesture” and the “imaginary body”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luisa Jacques de Moraes Dalgalarrondo, Unespar

Luísa Dalgalarrondo é artista interdisciplinar e escritora. É graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas. É mestra em artes pelo programa de Performance and Culture - Interdisciplinary Perspectives, da Goldmiths College, Universidade de Londres e doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2015 investiga relações entre corpo e imaginação através de seu projeto Anatomia Imaginada. Faz parte do Coletivo Cara de Cavalo, coordenado por Carolina Bianchi, desde 2018 e participou dos processos criativos de "O Tremor Magnífico" (2020) e Cadela Força (2023). É professora colaboradora no curso de Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Estadual do Paraná desde 2021.
Publicou dois livros pela editora Urutau, "Aos meus desamores, com amor" (2019) e "Atlas de Anatomia Imaginada" (2022).

e-mail para contato:

luisa.dalgalarrondo@unespar.edu.br

 

References

ANAZ, Sílvio Anaz; AGUIAR, Grazyella; LEMOS, Lúcia; FREIRE, Norma; CO/STA Edwaldo. Noções do Imaginário: Perspectivas de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin. Revista Nexi, n.3, 2014. Não paginado.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu Duplo. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BACHELARD, Gaston, Poética do Espaço. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

______. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BAITELLO, Norval; WULF, Christoph. Emoção e Imaginação: Os Sentidos e as Imagens em movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

BERNIS, Jeanne. A imaginação: Do sensualismo epicurista à psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CORBIN, Henry. Creative Imagination in the Sufism of Ibn’Arabi. Princeton: Princeton University Press, 2014.

______. Mundus imaginalis or the imaginary and the imaginal (1972). Disponível em: http://imagomundi.com.br/espiritualidade/mundus_imaginalis.pdf. Acesso: 20 de abril 2018.

DAMÁSIO, Antonio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento em si, São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica, Lisboa: Edições 70, 1995.

FEDERICI, Silvia. Calibã e A Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. 1ed. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

KNEBEL, Maria. Análise-ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

MARTINS, Leda Maria. Seminário de Estudos da encenação possível/outro teatro: o ritual e o teatro das origens. Realização NEPAA/UNIRIO, 23 de setembro de 2020. Disponível em: https://youtu.be/VWhmMtoxRaI. Acesso em: 25 jan. 2023.

MERLIN, Bella. Beyond Stanislavski: The approach to Actor Training. Nova York: Routledge, 2001.

NÖE, Alva. Action in Perception. Massachusetts: MIT Press, 2004.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder e clasificación social. Págs. 285-327 in El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, CASTRO-GÓMEZ, Santiago y GROSFOGUEL, Ramón (orgs.) Bogotá: Siglo del Hombre, 2007.

SACHS, Cláudia Muller. A imaginação é um músculo: a contribuição de Lecoq para o trabalho do ator. 2013. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SIMONDON, Gilbert. Imaginación e Invención. 1 ed. Buenos Aires: Cactus, 2013.

SOLOMON, Richard. Michael Chekhov And His Approach to Acting In Contemporary Performance Training. Tese. (Master of Arts) - University of Maine.1983.

STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. 24 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

______. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

______. El Trabajo del Actor sobre Sí Mismo: en el proceso creador de la vivencia. 2 ed. Barcelona: Alba Editorial, 2007.

ZINDER, David. The actor imagines with his body – Michael Chekhov: An examination of the phenomenon. Contemporary Theatre Review, v.17, p. 7-14, 2007.

Published

2024-07-01

How to Cite

JACQUES DE MORAES DALGALARRONDO, Luisa. Imaginação de dentro para fora, de fora para dentro: uma introdução à prática da imaginação nos trabalhos de Stanislavski e Chekhov. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 8–26, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8717. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8717. Acesso em: 21 nov. 2024.