MATERIALIZAÇÃO DA IMAGINAÇÃO
PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE CAROLINA BIANCHI
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7442Keywords:
Processo Criativo, Imaginação, Corpo Performativo, Performatividade, Teatro ContemporâneoAbstract
Este artigo analisa o processo de criação da diretora, dramaturga e performer Carolina Bianchi, evidenciando a relação entre as práticas utilizadas pela artista em processo e suas produções artísticas. É feita uma breve análise de duas obras de Bianchi, LOBO (2018) e O Tremor Magnífico (2020) e das principais práticas investigadas pela artista. É abordado como Bianchi contribui para o cenário artístico através de propostas de construção de uma corporalidade performativa tendo a imaginação como aspecto central em seu processo de criação .
Downloads
References
AZEVEDO, Amilton. Retrospectiva 2020, incandescência: a chama (como) fantasma in Ruína Acesa. Disponível em: https://ruinaacesa.com.br/retrospectiva-2020/. Acesso 14 de fevereiro de 2023.
BATAILLE, Georges. O erotismo. São Paulo: LPM, 1987
BIANCHI, Carolina. Projeto de LOBO. São Paulo: 2018
BIANCHI, Carolina. Entrevista. São Paulo, 29 de março de 2019.
BOUVIER, Mathieu. Faire une danse par telepathie. Disponível em: http://www.pourunatlasdesfigures.net/element/faire-une-danse-par-telepathie. Acesso: em 06 de maio de 2019.
CORREA, José Celso Martinez, (Transcrição de um áudio enviada para a produção de Carolina Bianchi após a apresentação de LOBO no Teatro Oficina no dia 12 de agosto de 2018) in: PROJETO LOBO, 2018
COSTA FILHO, J. Dentro e fora da cena: modos de confrontar o comum. Sala Preta, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 276-287, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v19i1p276-287. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/155853. Acesso em: 30 jan. 2023.
DAL COL, Francisco Lima. Corpos radicais em coralidade: experiências em coralidades performativas na cena paulistana do começo do séc. XXI. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicação e Artes- Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2022.
DALGALARRONDO, Luísa Jacques de Moraes. Anatomia imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica, Lisboa: Edições 70, 1995.
FEDERICI, Silvia. Calibã e A Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. 1ed. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
LE BRETON, David. Antropologia do Corpo. 4 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
LIMONGELLI, Rafael. Sem conciliação! Rangidos da luta insubmissa do teatro de Carolina Bianchi in Linha Mestra, N.41, P.101-111, https://doi.org/10.34112/
-9026a2020n41p101-111, maio.ago.2020
MARCONDES, Renan. Emocionam-me: o performativo em risco. Rapsódia, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 185-202, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rapsodia/article/view/153446. Acesso em: 30 jan. 2023.
MENDONÇA, Carolina Ferreira. Entrevista. São Paulo, 03 mai. 2019.
MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Coreografia da Histeria: corpos convulsivos e empoderamento feminino na cena paulista in Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, set. 2022.
PRECIADO, Paul B. Manifesto Contrassexual. Tradução Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2017.
SANTOS, B. T.; CARVALHO, F. W. de. Rastro como presença de uma ausência: sete movimentos dos corpos de encenadore(a)s. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/RR-v6n2a2019-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46244. Acesso em: 30 jan. 2023.
SANTOS, Valmir. Violência, beleza, vertigens Disponível em: https://medium.com/revista-bravo/o-que-assistir-na-6%C2%AA-mostra-internacional-de-teatro-de-s%C3%A3o-paulo-cb326b28f24. Acesso: 29 de Janeiro de 2020
SIMONDON, Gilbert. Imaginación e Invención. 1 ed. Buenos Aires: Cactus, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.