PERFORMANCE, ESCOLA E SUSTENTABILIDADE: UM BREVE VOO PANORAMICO SOBRE A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA-DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4316Abstract
O presente artigo apresenta uma reflexão com base na trajetória de um artista-docente, pensando como suas pesquisas e práticas artísticas se transformam em abordagens metodológicas no ensino de arte na escola. Para tanto, é realizado um breve voo panorâmico sobre sua produção, percebendo não só as influências do fazer artístico sobre as experiências pedagógicas, mas também as problemáticas que envolvem as proposições de um professor que traz sua bagagem artística para um contexto formal de ensino. O tema ambiental permeia as práticas performáticas que serão relatadas, e para contribuir nesta reflexão será apresentada uma breve discussão trazendo para o debate os conceitos de Transpedagogia de Pablo Helguera e de Ecosofia de Félix Guattari.
Downloads
References
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 2012.
ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance a Educação. Revista & Realidade, Porto Alegre, n. 35, p. 11-22, maio-agosto 2010.
HELGUERA, Pablo. Pedagogia no campo expandido. Org. Pablo Helguera e Mônica Hoff: tradução de Camila Pasquetti, Camila Schenkel, Carina Alvarez, Gabriela Petit, Francesco Settineri, Martin Heuser e Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.