PERFORMANCE, ESCOLA E SUSTENTABILIDADE: UM BREVE VOO PANORAMICO SOBRE A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA-DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4316Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão com base na trajetória de um artista-docente, pensando como suas pesquisas e práticas artísticas se transformam em abordagens metodológicas no ensino de arte na escola. Para tanto, é realizado um breve voo panorâmico sobre sua produção, percebendo não só as influências do fazer artístico sobre as experiências pedagógicas, mas também as problemáticas que envolvem as proposições de um professor que traz sua bagagem artística para um contexto formal de ensino. O tema ambiental permeia as práticas performáticas que serão relatadas, e para contribuir nesta reflexão será apresentada uma breve discussão trazendo para o debate os conceitos de Transpedagogia de Pablo Helguera e de Ecosofia de Félix Guattari.
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Referências
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 2012.
ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance a Educação. Revista & Realidade, Porto Alegre, n. 35, p. 11-22, maio-agosto 2010.
HELGUERA, Pablo. Pedagogia no campo expandido. Org. Pablo Helguera e Mônica Hoff: tradução de Camila Pasquetti, Camila Schenkel, Carina Alvarez, Gabriela Petit, Francesco Settineri, Martin Heuser e Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.
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