MEDIAÇÃO NO MUSEU, NA ESCOLA E NA VIDA

Autores

  • Joelma Zambão Estevam Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4309

Resumo

O presente artigo discorre sobre mediação em museus, enfatizando que, antes que ela ocorra dentro destas instituições, é importante tentar entender os motivos pelos quais um percentual tão pequeno da população, especialmente da oriunda de uma classe econômica mais baixa, frequenta museus. Reflete sobre este afastamento entre público e arte e busca nos escritos de Pierre Bourdieu, especificamente na tese do poder simbólico, explicações para este fato. Discorre sobre as construções históricas e ideológicas que levaram o público, especialmente o oriundo de classes econômicas inferiores a acreditar que os museus não foram feitos para ele e aponta a escola como uma alternativa na superação deste processo, uma vez que os professores de Arte tenham consciência deste fato e trabalhem no sentido de não reproduzi-lo. Por fim, discorre sobre a preocupação que os setores educativos dos museus precisam ter para acolher este público, ressaltando que, para além do atendimento das questões importantí­ssimas de acessibilidade, é fundamental pensar em condutas que trabalhem no sentido contrário da elitização da instituição museal.

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Biografia do Autor

Joelma Zambão Estevam, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná desde 2007.

Graduada em Educação Artí­stica com habilitação em Artes Plásticas – UFPR/1992.

Especialista em Literatura – UTP/1997.

Mestre em Engenharia de Produção – UFSC/2002.

Mestre em Educação – UTP/2006.

Doutora em Tecnologia – UTFPR/2016.

Link do Currí­culo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0890528DE16B65465F6D730F667292DA

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

ESTEVAM, Joelma Zambão. MEDIAÇÃO NO MUSEU, NA ESCOLA E NA VIDA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4309. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4309. Acesso em: 27 dez. 2024.