DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DANÇA EM FORMATO REMOTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4308

Resumo

O presente artigo apresenta o Estágio Supervisionado em Dança II, na Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS, realizado no IFTO em turmas do Ensino Médio integrado. A experiência abordou o modernismo na arte no Brasil e suas relações com as precursoras e os precursores da dança moderna, além das mudanças nas concepções de corpo e de dança ocorridas nesse perí­odo. Apesar dos desafios apresentados pelo contexto do ensino remoto levamos em consideração as limitações que essa configuração demanda tanto para construção da metodologia, como para os processos de criação. Como metodologia foram realizadas aulas sí­ncronas e assí­ncronas abordando os conteúdos estudados, além de leituras de textos; ví­deos e comunicação pelo WhatsApp. Ao final construí­mos uma sequência coreográfica utilizando objetos e partes especí­ficas do corpo. As e os estudantes indicaram como experiências positivas a diversidade de materiais, entre eles a utilização do livro didático, as ví­deo aulas, os textos, os ví­deos artí­sticos e as aulas sí­ncronas pela interação entre professor/estagiário e estudantes. Além disso, evidenciamos a necessidade de superarmos os descompassos existentes na presença das quatro áreas da arte na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Professor-artista-pesquisador na Universidade Federal do Tocantins. Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica (ESEF-UFPel) e Dança (UERGS). Mestre em Educação Fí­sica (ESEF-UFPel). Doutorando em Educação (UNISC).

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Metodista (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora assistente do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Uergs. É membra do Grupo de Pesquisa CORPOÉTICA - Poéticas do Corpo da Uergs/CNPQ.

Referências

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2ed. SP: Martins Fontes, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasí­lia, DF: MEC, 2017. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acessado em: 19/10/2020.

BUARQUE, Cristovam. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currí­culo da educação básica. Senado Notí­cias, 2016. Disponí­vel em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-musica-e-teatro-no-curriculo-da-educacao-basica. Acessado em: 24/06/2021.

DANTAS, Mônica Fagundes. O corpo natural de Isadora Duncan e o natural no corpo em educação somática: apontamentos para uma história do" corpo natural" em dança. Garimpando memórias: esporte, educação fí­sica, lazer e dança. p. 149-161, 2007.

NASCIMENTO, Diego Ebling do. Do Balé Clássico í Dança Moderna: impressões e pistas para o entendimento das concepções de corpo na dança. Revista da FUNDARTE, v. 37, n. 37, p. p. 160-173, 2019.

ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária, Campus Colinas do Tocantins. Aprovado pela Resolução n.º 6/2016/CONSUP/IFTO, de 24 de fevereiro de 2016. Disponí­vel em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-colinas-do-tocantins/tecnico-em-agropecuaria-integrado-ao-ensino-medio/ppc-tecnico-agropecuaria-integrado-medio-campus-colinas-1edicao.pdf Acessado em: 05/10/2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática, Campus Colinas do Tocantins. Aprovado/autorizado pela Resolução ad referendum n.º 8/2014/CONSUP/IFTO, de 19 de dezembro de 2014, convalidada pela Resolução n.º 16/2017/CONSUP/IFTO, de 16 de março de 2017. Disponí­vel em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-colinas-do-tocantins/tecnico-em-informatica-integrado-ao-ensino-medio/ppc-tecnico-informatica-integrado-medio-campus-colinas-tocantins.pdf Acessado em: 05/10/2020

MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. Revista Ouvirouver, v. 10 n. 2, p. 230-239, 2014.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. Cortez, 2011.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MEIRA, Beá; PRESTO, Rafael; SOTER, Silvia. Percursos da arte: volume único: Ensino Médio. Editora Scipione, 2016. Disponí­vel em: https://api.plurall.net/media_viewer/documents/1858916

MONTEIRO, Gabriela Lí­rio Gurgel. Loie Fuller - Artista precursora da Cena Expandida. Repertório, p. 137-145, 2016

RICCI, Rudá. Os quatro erros pedagógicos do ensino remoto. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Disponí­vel em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/os-quatro-erros-pedagogicos-do-ensino-remoto/ Acessado em 05/04/2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2012 -2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), 2012. Disponí­vel em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201606/08135053-1449056224plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi.pdf Acessado em 29/06/2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Graduação em Dança: Licenciatura - Plano de Curso. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Fundação Municipal de Artes de Montenegro, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Graduação em Dança: Licenciatura - Plano de Curso. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Montenegro, 2019.

VIEIRA, Alba Pedreira. Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças moderna e expressionista no Brasil. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, v. 6, 2009.

VIEIRA, Marcilio de Souza. As Danças de Martha Graham e Doris Humphrey, no Ensino/Prática da Dança. R. Cientí­fica / FAP, Curitiba, v. 9, p. 202-212, jan./jun. 2012.

VIEIRA, Marcilio de Souza. História das ideias do ensino da dança na educação brasileira. Editora Appris, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

NASCIMENTO, Diego Ebling do; LOPES, Sílvia da Silva. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DANÇA EM FORMATO REMOTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4308. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4308. Acesso em: 21 nov. 2024.