DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DANÇA EM FORMATO REMOTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4308

Resumo

O presente artigo apresenta o Estágio Supervisionado em Dança II, na Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS, realizado no IFTO em turmas do Ensino Médio integrado. A experiência abordou o modernismo na arte no Brasil e suas relações com as precursoras e os precursores da dança moderna, além das mudanças nas concepções de corpo e de dança ocorridas nesse perí­odo. Apesar dos desafios apresentados pelo contexto do ensino remoto levamos em consideração as limitações que essa configuração demanda tanto para construção da metodologia, como para os processos de criação. Como metodologia foram realizadas aulas sí­ncronas e assí­ncronas abordando os conteúdos estudados, além de leituras de textos; ví­deos e comunicação pelo WhatsApp. Ao final construí­mos uma sequência coreográfica utilizando objetos e partes especí­ficas do corpo. As e os estudantes indicaram como experiências positivas a diversidade de materiais, entre eles a utilização do livro didático, as ví­deo aulas, os textos, os ví­deos artí­sticos e as aulas sí­ncronas pela interação entre professor/estagiário e estudantes. Além disso, evidenciamos a necessidade de superarmos os descompassos existentes na presença das quatro áreas da arte na escola.

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Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Professor-artista-pesquisador na Universidade Federal do Tocantins. Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica (ESEF-UFPel) e Dança (UERGS). Mestre em Educação Fí­sica (ESEF-UFPel). Doutorando em Educação (UNISC).

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Metodista (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora assistente do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Uergs. É membra do Grupo de Pesquisa CORPOÉTICA - Poéticas do Corpo da Uergs/CNPQ.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

NASCIMENTO, Diego Ebling do; LOPES, Sílvia da Silva. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DANÇA EM FORMATO REMOTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4308. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4308. Acesso em: 27 dez. 2024.