A UTILIZAÇÃO DE CAIXAS DIDÁTICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA ARTÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4299Resumo
Tendo em vista que a prática artística nas escolas, muitas vezes, parece se resumir à cópia, ao desenho e à releitura de obras icônicas, o presente artigo tem como objetivo desconstruir esta noção de prática, propondo uma alternativa pedagógica: a construção de caixas didáticas. Para isso, realizou-se uma oficina denominada A utilização de caixas didáticas como recurso pedagógico: a importância do fazer desenvolvida no Departamento de Artes da UFPR. O curso abordou como conteúdo o contexto da arte-educação no Brasil, as concepções da prática artística na disciplina de arte, as definições de jogo e lúdico, a concepção de caixa didática e as relações entre autor, obra e espectador a partir do século XX. Desta forma, além das discussões promovidas ao longo do curso, a oficina teve como meta desenvolver uma caixa didática temática sobre as relações entre autor, obra e espectador a partir do século XX. A realização da oficina proporcionou discussões relevantes para a área de artes visuais, conscientizando a importância dos recursos didáticos na formação docente e da mediação em sala de aula.
Palavras-chave: Caixas didáticas; Recurso pedagógico; Prática artística.
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