A memória da cor e da forma
a arte geométrica e suas temporalidades
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10310Palavras-chave:
geometria, memória, tempo, corResumo
Falar sobre cor é, antes de tudo, falar sobre tempo. Este artigo aborda aspectos referenciais sobre a cor na pré-história, onde os pigmentos extraídos da natureza já serviam para dar forma ao mundo visível. Ao longo dos séculos, esse percurso se transforma e chega à modernidade, com exemplos como a obra Irises, de Vincent van Gogh. O artigo também levanta questões sobre o processo de percepção cromática, tendo o projeto Faces of Auschwitz, de Marina Amaral, como objeto de estudo. Além disso, estabelece-se uma aproximação entre cor e forma em algumas fotografias da série Pinturas e platibandas, da fotógrafa brasileira Anna Mariani, e aborda aspectos da arte geométrica e suas possíveis interlocuções com a memória e o tempo, por meio de obras de Kazimir Malevich, Alfredo Volpi, Frank Stella e Agnes Martin.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fabrício. Arte/Educação: Paradigmas do século XXI. São Paulo: Annablume, 2014.
BARROS, L. R. M. A Cor no Processo Criativo: Um Estudo sobre a Bauhaus e a Teoria de Goethe. 4. ed. São Paulo: SENAC, 2011.
BERCITO, Diogo. Artista brasileira dá cores à foto de vítima do Holocausto. Folha de São Paulo, 4 abril 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/04/artista-brasileira-da-cores-a-foto-de-vitima-do-holocausto.shtml. Acesso em: 4 dez. 2024.
CAMMAROTA, Mártin; BEVILAQUA, Lia R. M.; IZQUIERDO, Iván. Aprendizado e memória. IN: LENT, Roberto (org). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
CARTIER-BRESSON, Henri. Ver é um todo. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
CESAR, João Carlos. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 16-25.
CESAR, João Carlos de Oliveira. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 181-189.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GAGE, John. A cor na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
GIANNOTTI, Marco (Org.). Reflexões sobre a cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.
GRIMALDI, Maura. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 275-291.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia. O efêmero e o perpétuo. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory White. Van Gogh, a vida. Trad. de Marcia A. de S. S. P. Andrade. São Paulo: Editora Cia. das Letras, 2012.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
READ, Herbert. Uma História da Pintura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SEDA, Paulo. A questão das interpretações em arte rupestre no Brasil. Clio Arqueológica, Recife, n. 12, p. 139-167, dez. 1997.
WICHMANN, Felix A.; SHARPE, Lindsay T.; GEGENFURTNER, Karl R. The contributions of color to recognition memory for natural scenes. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 28, n. 3, p. 509–520, 2002. Copyright 2002 by the American Psychological Association, Inc. DOI: 10.1037//0278-7393.28.3.509. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/11352307_The_Contributions_of_Color_to_Recognition_Memory_for_Natural_Scenes. Acesso em: 5 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.