A memória da cor e da forma

a arte geométrica e suas temporalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10310

Palavras-chave:

geometria, memória, tempo, cor

Resumo

Falar sobre cor é, antes de tudo, falar sobre tempo. Este artigo aborda aspectos referenciais sobre a cor na pré-história, onde os pigmentos extraídos da natureza já serviam para dar forma ao mundo visível. Ao longo dos séculos, esse percurso se transforma e chega à modernidade, com exemplos como a obra Irises, de Vincent van Gogh. O artigo também levanta questões sobre o processo de percepção cromática, tendo o projeto Faces of Auschwitz, de Marina Amaral, como objeto de estudo. Além disso, estabelece-se uma aproximação entre cor e forma em algumas fotografias da série Pinturas e platibandas, da fotógrafa brasileira Anna Mariani, e aborda aspectos da arte geométrica e suas possíveis interlocuções com a memória e o tempo, por meio de obras de Kazimir Malevich, Alfredo Volpi, Frank Stella e Agnes Martin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Marcel Belmonte, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG (2024), bolsista FAPEMIG, mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Bolsista CAPES (2021), especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard (2018), especialista em Arte Contemporânea pela PUC Minas (2016) e Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Tecnologia e Educação de Maringá-PR (2008). Atua na área de Artes, com ênfase em arte moderna e contemporânea, pesquisando principalmente os seguintes temas: cor e forma, tempo e espaço, o efêmero e a memória. É representado pela Galeria Orlando Lemos, em Nova Lima, Minas Gerais, e pela Galeria Belizário, em São Paulo. Foi professor convidado do programa de Pós-Graduação em História da Arte do IEC PUC Minas. Autor do livro de poemas Uma esquina perdida no tempo, pela Caravana Grupo Editorial (2023).

Referências

ANDRADE, Fabrício. Arte/Educação: Paradigmas do século XXI. São Paulo: Annablume, 2014.

BARROS, L. R. M. A Cor no Processo Criativo: Um Estudo sobre a Bauhaus e a Teoria de Goethe. 4. ed. São Paulo: SENAC, 2011.

BERCITO, Diogo. Artista brasileira dá cores à foto de vítima do Holocausto. Folha de São Paulo, 4 abril 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/04/artista-brasileira-da-cores-a-foto-de-vitima-do-holocausto.shtml. Acesso em: 4 dez. 2024.

CAMMAROTA, Mártin; BEVILAQUA, Lia R. M.; IZQUIERDO, Iván. Aprendizado e memória. IN: LENT, Roberto (org). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CARTIER-BRESSON, Henri. Ver é um todo. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

CESAR, João Carlos. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 16-25.

CESAR, João Carlos de Oliveira. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 181-189.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GAGE, John. A cor na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

GIANNOTTI, Marco (Org.). Reflexões sobre a cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.

GRIMALDI, Maura. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 275-291.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia. O efêmero e o perpétuo. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory White. Van Gogh, a vida. Trad. de Marcia A. de S. S. P. Andrade. São Paulo: Editora Cia. das Letras, 2012.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

READ, Herbert. Uma História da Pintura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SEDA, Paulo. A questão das interpretações em arte rupestre no Brasil. Clio Arqueológica, Recife, n. 12, p. 139-167, dez. 1997.

WICHMANN, Felix A.; SHARPE, Lindsay T.; GEGENFURTNER, Karl R. The contributions of color to recognition memory for natural scenes. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 28, n. 3, p. 509–520, 2002. Copyright 2002 by the American Psychological Association, Inc. DOI: 10.1037//0278-7393.28.3.509. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/11352307_The_Contributions_of_Color_to_Recognition_Memory_for_Natural_Scenes. Acesso em: 5 dez. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

BELMONTE, Jean Marcel. A memória da cor e da forma : a arte geométrica e suas temporalidades. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 521–541, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10310. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10310. Acesso em: 15 jul. 2025.