Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual

caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles)

Autores

  • Patrícia Azambuja Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10293

Palavras-chave:

Audiovisual, Materialidades, Direção de fotografia, Ainda estou aqui, Walter Salles

Resumo

Com base no entendimento da imagem movimento como herdeira de práticas e tradições múltiplas, busca-se aqui a compreensão da complexidade que envolve o trabalho da Direção de Fotografia, assim como, as interações inventivas que afloram do encontro com demais equipes de trabalho, em suas práticas operacionais e de potência emocional. O objetivo deste artigo, de cunho exploratório, é compreender o que conduz e articula as experiências da fotografia audiovisual contemporânea e, através de revisão de literatura, pesquisa documental e análise fílmica, decupar algumas correlações técnicas, de envolvimento emocional e narrativo com as matérias sensíveis da fotografia, no filme "Ainda estou aqui"(2024, Dir: Walter Salles).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Doutora em Psicologia Social pela UERJ e Pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC (DCS/CCSo/UFMA) e ao Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem - NUPPI (UFMA). Coordenadora do projeto de pesquisa [Gênero] Audiovisual Distribuído: políticas do ver, do imaginar e regime híbrido de imagens, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e do projeto de extensão Acervo Bem.te.vi  (acervobemtevi.ufma.br). E-mail: patricia.azambuja@ufma.br

 

Referências

ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Barral - Seix, 1996.

AUGUSTO,Maria de Fátima. Montagem cinematográfica e a lógica das imagens. São Paulo, Annablume, 2004.

AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus Editora, 1993 [original francês: 1990].

AUMONT, J. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Edições texto & grafia. 2008.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Arte no Cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.

BLOCK, Bruce. A narrativa visual. São Paulo: Elsevier, 2010.

BROWN, Blain. Cinematography theory and practice: imagemaking for cinematographers & directors. 3.ed. New York: Routledge, 2016.

CAETANO, Maria do Rosário. “Ainda Estou Aqui” aposta na “subtração” narrativa e na emoção do espectador. Revista de Cinema [on-line]. 5 nov 2024. Recuperado de: <https://revistadecinema.com.br/2024/11/ainda-estou-aqui-aposta-na-subtracao-narrativa-e-na-emocao-do-espectador/> Acesso em 29 dez 2024.

CÁNEPA, Laura L. Expressionismo alemão. in: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, Papirus, 2006.

D’ARTEMARE, Antoine. Conversa com Andréa C. Scansani: direção de fotografia como mosaico de relações no cinema. in: ROURE, Ana Carolina; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023.

DUBOIS, Phillippe. Cinema, Video, Godard. São Paulo: Cosac e Naif, 2004.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GIL, I. A atmosfera como figura fílmica. Actas do III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico, v. 1, 2005.

HAMBURGER, Vera. Arte em cena. São Paulo: Ed. Senac, 2014.

KIANG, Jessica. ‘I’m Still Here’ Review: Walter Salles’ Profoundly Moving Sense-Memory Portrait of a Family — and a Nation — Ruptured. Variety [on-line]. Sep 1, 2024. Recuperado de: <https://variety.com/2024/film/reviews/im-still-here-review-walter-salles-1236121390/> Acesso em 25 out. 2024.

KRATJE, Julia. Atmósferas generizadas. Sobre algunas apropiaciones teóricas de las nociones de Stimmung e idiorritmia para el estudio del cine. Caiana, n. 12, p. 26-39, 2018.

MARTINS, India. O design visual na criação de atmosferas no filme Fallen Angels. Anais 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.

MASCELLI, Joseph. Os cinco Cs da cinematografia. São Paulo: Summus, 2010.

MOLETA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital. SP: Summus, 2009.

MOURA, Carolina Bassi de. A direção e a direção de arte: construções poéticas da imagem em Luiz Fernando Carvalho. Tese (Doutorado) - PPGAC - ECA/USP, 2015.

MOURA, Edgar. 50 anos de luz, câmera e ação. São Paulo: SENAC, 1999.

MÜNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal / Embrafilme, 1983.

SÁ, Ana Carolina Roure Malta de e MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. Walter Carvalho e a construção poética da linguagem na direção de fotografia. in: SÁ, Ana Carolina Roure Malta de; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023.

SALLES, Walter. ‘Ainda Estou Aqui’ fala da reconstrução da memória de uma família (e da memória de um país). Entrevista conduzida por João Paulo Barreto. Scream & Yell [on-line]. 20 nov. 2024. Recuperado de: <https://screamyell.com.br/site/2024/11/20/walter-salles-fala-sobre-ainda-estou-aqui-nosso-filme-fala-da-reconstrucao-da-memoria-de-uma-familia-e-da-memoria-de-um-pais/> Acesso em 10 nov. 2024.

SANTOS, Marcelo Moreira. A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. in: Revista Digital do LAV. Santa Maria, vol. 13, n.1, p.106-128, jan./abr. 2020. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/40856. Acesso em 20 out. 2024.

SCANSANI, Andréa C. A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais - Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. São Paulo: A. C. Scansani, 2018.

SCANSANI, Andréa C. Notas [quase] pessoais sobre cinematografia. Imagofagia, n. 21, 2020. Recuperado de: https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/79. Acesso em 7 out. 2024.

TEIJIDO, Adrian. Adrian Teijido, ABC: Diretor de fotografia fala sobre seu trabalho no filme de Walter Salles. Entrevista conduzida por Luna D’Alama. Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) [on-line], 06 nov. 2024. Recuperado de: <https://abcine.org.br/entrevistas/adrian-teijido-abc-ainda-estou-aqui/>. Acesso em 05 dez. 2024.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Papirus Editora, 2012.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

AZAMBUJA, Patrícia. Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual: caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles). Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 60–89, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10293. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10293. Acesso em: 15 jul. 2025.