Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas
traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10285Palavras-chave:
direção de fotografia, telenovela, TV Globo, Alexandre Fructuoso, traços estilísticosResumo
Neste artigo, estudaremos os traços estilísticos presentes nas telenovelas da TV Globo que tiveram direção de fotografia de Alexandre Fructuoso: Velho Chico (2016), Deus Salve o Rei (2018), Órfãos da Terra (2019) e Amor Perfeito (2023). Utilizaremos como principal metodologia a análise fílmica. O texto está composto por uma seção introdutória; uma discussão sobre autoria e traços estilísticos, e por que optamos pelo segundo conceito; uma apresentação de Fructuoso e do contexto de produção no qual ele está inserido; uma análise da direção de fotografia destas quatro telenovelas e dos traços estilísticos que nelas identificamos; e considerações finais. No que tange aos traços estilísticos, nos aprofundaremos naqueles que se concentram no âmbito da iluminação e da composição.
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