Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas

traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10285

Palavras-chave:

direção de fotografia, telenovela, TV Globo, Alexandre Fructuoso, traços estilísticos

Resumo

Neste artigo, estudaremos os traços estilísticos presentes nas telenovelas da TV Globo que tiveram direção de fotografia de Alexandre Fructuoso: Velho Chico (2016), Deus Salve o Rei (2018), Órfãos da Terra (2019) e Amor Perfeito (2023). Utilizaremos como principal metodologia a análise fílmica. O texto está composto por uma seção introdutória; uma discussão sobre autoria e traços estilísticos, e por que optamos pelo segundo conceito; uma apresentação de Fructuoso e do contexto de produção no qual ele está inserido; uma análise da direção de fotografia destas quatro telenovelas e dos traços estilísticos que nelas identificamos; e considerações finais. No que tange aos traços estilísticos, nos aprofundaremos naqueles que se concentram no âmbito da iluminação e da composição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2013). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, do qual é coordenadora, e professora Associada I no Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. É editora da revista acadêmica A Barca. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinematografia, Expressão e Pensamento, dedicado aos estudos em direção de fotografia, e do Grupo de Pesquisa Mulheridades Cinematográficas. Atualmente, coordena o projeto "Circulação do vídeo popular brasileiro na América Latina nas décadas 1980 e 1990: recuperação, acervo e memória" (CNPq) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4477543150852748

Referências

ANDRADE, Matheus. O Sertão é Coisa de Cinema. 2 ed. Paraíba: Marca de Fantasia, 2022.

BEACH, Christopher. A hidden history of film style: cinematographers, directors and the collaborative process. Oakland: University of California Press, 2015.

BERNARDET, Jean-Claude; REIS, Francis Vogner dos. O autor no cinema: a política dos autores: França, Brasil – anos 1950 e 1960. 2 ed. São Paulo: Edições SESC, 2018.

CAVALCANTI, Gêsa Karla Maia. Estudando a telenovela: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil. 2022. 282 f. Tese (doutorado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, UFPE, Recife, 2022.

D’ALLONNES, Fabrice Revault. La lumière au cinema. Paris: Editions Cahiers du cinéma, 1991.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. (V. 3: Literatura e Pintura, Música e Cinema).

FRUCTUOSO, Alexandre. Entrevista concedida a Pessoa Autora do Texto. 29 set. 2023.

GSHOW. Confira a magia por trás dos cenários que ajudam a compor a trama de 'Órfãos da Terra'. Rio de Janeiro: Globo.com, 2019. Recuperado em: https://gshow.globo.com/novelas/orfaos-da-terra/noticia/confira-a-magia-por-tras-dos-cenarios-que-ajudam-a-compor-a-trama-de-orfaos-da-terra.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2025.

JOHNSTON, Claire. Women’s Cinema as Counter-Cinema. In: JOHNSTON, Claire (org.). Notes on Women’s Cinema. Londres: Society for Education in Film and Television, 1973 (p. 24-31).

LIMA, Mariana; PEREIRA, Tissiana; ORTEGA, Daniela. Panorama dos estudos de ficção televisiva brasileira: um levantamento quantitativo. Cambiassu[online]. 2017, v.13, n.21, p. 81-100. ISSN: 2176 -5111. Recuperado de: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19022/10341>. Acesso em: 9 jan. 2025.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GRECO, Clarice. Brasil: rumo à produção e recepção 360º. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GÓMEZ, Guillermo Orozco. Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017 (p. 93-123).

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. In: XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Curitiba. Anais… Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2014. p. 1-16.

MALCHER, Maria Ataíde. Telenovela: um olhar sobre a produção acadêmica. Novos Olhares[online]. 2002, v.10, p. 42-49. ISSN: 2238-7714. Recuperado de: <https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51374>. Acesso em: 9 jan. 2025.

MENEZES, Helena Carvalhais. Os autores modernos e contemporâneos: uma revisão histórica sobre o conceito de autoria no ocidente. Letrônica[online]. 2017, v.10, n.2, p. 866-878. ISSN 1984-4301. Recuperado de: <https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26393>. Acesso em: 6 jan. 2025.

MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho. 2020. 253 f. Tese (doutorado em em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes, USP, 2020.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

OZ, Thalissa. A modernização da imagem na TV brasileira. In: II MOVI – ENCONTRO BRASILEIRO DE FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO, 2022, Niterói (online). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2022, Oficina. Recuperado de: <https://www.direcaodefotografia.com/movi2>. Acesso em: 20 jan. 2025.

VANOYE, Francis; Goliot-Lété, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus Editora, 1994.

WARWAR, André; CAMPOS, Tito Lívio Baptista Pereira. As relações contemporâneas entre cinema e televisão. Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, 2019. Palestra.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

CAVALCANTI TEDESCO, Marina. Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas: traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 133–160, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10285. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10285. Acesso em: 15 jul. 2025.