EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS:

TRILHAS E CAMINHADAS NA FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MUSEAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.1.8873

Palavras-chave:

Museus, educação museal, práticas educativas, formação para mediaçao

Resumo

O artigo apresenta uma análise referente às experiências educativas e práticas profissionais de mediadores em uma instituição museológica. Trata-se do resultado de um estudo qualitativo em que os dados foram produzidos a partir de questionário aplicado entre educadores com diferentes vínculos profissionais com o Museu da Vida Fiocruz (MVF). A pesquisa intencionou conhecer aspectos como o perfil, formação e experiências a partir do cotidiano da mediação. A indagação central da investigação buscou saber em que medida as experiências profissionais em espaços educativos, antes de ingressarem no MVF, teriam garantido a inserção desses educadores em processos de formação sistemática para a atuação na educação museal. O texto dialoga com a literatura ao tratar das práticas educativas de formação no contexto museal, apontando diferentes estratégias e iniciativas nesse campo. Apresenta o contexto institucional do Museu da Vida para focar nas correlações possíveis entre formação, percursos biográficos e atuação na educação museal. Embora diante de contornos singulares, a investigação carrega o mérito de, ao olhar uma realidade particular, constituir-se em uma plataforma para pensar outras experiências e o próprio campo da educação museal no Brasil.

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Biografia do Autor

Bianca Santos Silva Reis, Fundação Oswaldo Cruz

Pedagoga, educadora do Museu da Vida, depto da Casa de Oswaldo Cruz /COC, Especialização em Administração e Gestão Escolar/UERJ, Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão/ENSP, Mestre em Educação/UFF. Integra o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Integrante do Fórum Acessibilidade da COC; é docente do programa de pós graduação lato sensu da Fiocruz: Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão/DIHS/ENSP.

Gabriela, Fundação Oswaldo Cruz

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. 

Hilda Gomes, Fundação Oswaldo Cruz

Bióloga, Mestra em Educação, Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz, coordenadora de  Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz (Cedipa).

Ozias, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz, Pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciências Sociais.

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Publicado

2024-05-28

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Artigos