EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS:

TRILHAS E CAMINHADAS NA FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MUSEAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.1.8873

Palabras clave:

Museus, educação museal, práticas educativas, formação para mediaçao

Resumen

O artigo apresenta uma análise referente às experiências educativas e práticas profissionais de mediadores em uma instituição museológica. Trata-se do resultado de um estudo qualitativo em que os dados foram produzidos a partir de questionário aplicado entre educadores com diferentes vínculos profissionais com o Museu da Vida Fiocruz (MVF). A pesquisa intencionou conhecer aspectos como o perfil, formação e experiências a partir do cotidiano da mediação. A indagação central da investigação buscou saber em que medida as experiências profissionais em espaços educativos, antes de ingressarem no MVF, teriam garantido a inserção desses educadores em processos de formação sistemática para a atuação na educação museal. O texto dialoga com a literatura ao tratar das práticas educativas de formação no contexto museal, apontando diferentes estratégias e iniciativas nesse campo. Apresenta o contexto institucional do Museu da Vida para focar nas correlações possíveis entre formação, percursos biográficos e atuação na educação museal. Embora diante de contornos singulares, a investigação carrega o mérito de, ao olhar uma realidade particular, constituir-se em uma plataforma para pensar outras experiências e o próprio campo da educação museal no Brasil.

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Biografía del autor/a

Bianca Santos Silva Reis, Fundação Oswaldo Cruz

Pedagoga, educadora do Museu da Vida, depto da Casa de Oswaldo Cruz /COC, Especialização em Administração e Gestão Escolar/UERJ, Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão/ENSP, Mestre em Educação/UFF. Integra o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Integrante do Fórum Acessibilidade da COC; é docente do programa de pós graduação lato sensu da Fiocruz: Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão/DIHS/ENSP.

Gabriela Nascimento Santos Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. 

Hilda da Silva Gomes, Fundação Oswaldo Cruz

Bióloga, Mestra em Educação, Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz, coordenadora de  Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz (Cedipa).

Ozias de Jesus Soares, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz, Pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciências Sociais.

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Publicado

2024-05-28

Número

Sección

Artigos