Contextos formativos associados à avaliação da aprendizagem e o movimento de constituição da identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática: uma análise de artigos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9071

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática, Identidade Profissional, Avaliação da aprendizagem escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir características de contextos formativos associados à avaliação da aprendizagem que dialogam com o movimento de constituição da Identidade Profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Foi realizada uma análise de artigos que investigaram contextos formativos associados à avaliação da aprendizagem na busca por discutir essas características. O corpus de análise correspondeu a oito artigos, levantados no Portal de Periódicos da Capes, a partir das expressões “avaliação da aprendizagem”, “formação de professores”, “Matemática”. Foi possível identificar 3 eixos temáticos: contexto formativo de práticas no âmbito da formação inicial associadas à avaliação da aprendizagem em Matemática, contexto formativo de desenvolvimento de narrativas associadas à avaliação da aprendizagem em Matemática e contexto formativo de desenvolvimento de cursos de formação continuada associados à avaliação da aprendizagem em Matemática. Como conclusão afirma-se que, dentre outros aspectos, a articulação entre essas duas temáticas teóricas é promissora para investigações futuras.

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente