O desempenho em Matemática de alunos das escolas públicas do município de Maringá/PR, fundamentado no capital cultural de Bourdieu

Autores

  • Alexandra Oliveira Abdala Cousin Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Doherty Andrade Universidade Estadual do Maringá (UEM)
  • Valdirene Maria dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v11i24.555

Palavras-chave:

Capital cultural, qualidade de ensino, Prova Brasil, Matemática.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar alguns fatores determinantes para a qualidade do ensino em Matemática. Para isso foram utilizados os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referentes à Prova Brasil aplicada em 2011. O trabalho está fundamentado na teoria do capital cultural de Bourdieu, que foi também utilizada para justificar a escolha das variáveis na pesquisa estatística. Para o tratamento desses dados, utilizamos o software Statistical Analysis System (SAS). Com nossa pesquisa pudemos inferir que existe associação positiva entre o capital cultural familiar do aluno e o desempenho do mesmo na disciplina de Matemática da Prova Brasil de 2011 para os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Maringá/PR.

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Publicado

2019-09-17