Robótica pedagógica na produção científica brasileira: um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.26.138-155

Palavras-chave:

Robótica pedagógica, Robótica educacional, Bibliometria, Educação tecnológica

Resumo

O presente estudo é um recorte de pesquisa bibliográfica realizada com base de dados catalogada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e por teses recuperadas junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que tratam da robótica em contextos educacionais. Com o objetivo de compreender como a temática é tratada em produções científicas, utilizou-se, por metodologia, uma breve revisão da literatura e a bibliometria para quantificar os dados selecionados. Os resultados apontam para uma diversidade de formas de se trabalhar a robótica pedagógica, materiais mais utilizados, os conteúdos e as perspectivas teóricas predominantes. Indicam, ainda, a necessidade da realização de novos estudos à medida que inovações tecnológicas são incorporadas à educação.

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Publicado

2020-06-05