Empreendedorismo, protagonismo e autogestão: discursos sobre o trabalho em livros didáticos do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.10554Palavras-chave:
Discurso, empreendedorismo, protagonismo, autogestão, Novo Ensino MédioResumo
O estudo analisa discursos sobre o trabalho em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio (NEM). O foco consiste em observar como esses discursos se articulam aos ditames da racionalidade neo-liberal, na medida em que exploram questões como empreendedorismo, protagonismo e autogestão. A análise se detém em enunciados extraídos de dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Os resultados apontam para uma estreita ligação entre a produção discursiva sobre o trabalho nos livros examinados e as demandas mercadológicas, permitindo identificar o funcionamento de relações de poder que produzem condutas em consonância com os desígnios neoliberais.
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