Vivências de estudantes durante e após o Ensino Remoto Emergencial e os aportes das TDICS na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10220Palavras-chave:
Vivências de aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial, Pós-graduaçãoResumo
O artigo teve como objetivo principal analisar as vivências de estudantes de mestrado durante o Ensino Remoto Emergencial e no retorno ao presencial e como objetivo secundário identificar a importância dos aportes das TDICs no pós-pandemia na pós-graduação. Fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, utilizou o método de Análise Temática. Realizou-se entrevistas, dinâmicas grupais e atividade de autorreflexão. Os resultados apontaram que o ensino remoto gerou emoções desprazerosas, como solidão e cansaço, impactando a aprendizagem e saúde dos(as) estudantes. Contudo, os participantes desenvolveram recursos como autonomia, flexibilidade e valorização das relações sociais na Universidade. Constatou-se a importância do acolhimento institucional no retorno às aulas, dado o impacto prolongado das vivências desprazerosas, e sugere a continuidade da investigação sobre o uso das tecnologias no ensino. Em termos dos aportes do ensino remoto, discutimos as políticas educacionais que têm surgido visando a implementação de um modelo de ensino híbrido na pós-graduação no Brasil.
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