Tessituras da interdisciplinaridade: reflexões sobre documentos orientadores do curso de Pedagogia de Tocantinópolis no viés do paradigma emergente
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.9964Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Paradigma emergente, Curso de PedagogiaResumo
Os documentos orientadores do Ensino Superior são essenciais para apresentar posturas e ações que serão desenvolvidas no decorrer dos cursos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o conceito de interdisciplinaridade está articulado no projeto pedagógico do curso (PPC) de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Pedagogia em Tocantinópolis. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa interpretativista. Os resultados indicam que há uma necessidade de clareza em relação ao conceito de interdisciplinaridade, porém nota-se uma intencionalidade de integrar e potencializar projetos e atividades da comunidade acadêmica em uma postura interdisciplinar.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 3, de 15 de maio de 2006: institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, Ensino Superior. Brasília: CNE, 2006.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2006.
DEMO, Pedro. Ciência rebelde: para continuar aprendendo, cumpre desestruturar-se. São Paulo: Atlas S. A., 2012.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2008.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1976.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2011.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação de professor e nas práticas pedagógicas. Revista em aberto, v. 16, n. 70, p. 57-69, abr./jun. 1996.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 107-130.
ROSA-DA-SILVA, Valéria. Da realidade “cruel” e do tempo “perdido”. In: PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de (Orgs.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021, p. 47-70.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2011.
TUZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, n. 5, p. 140-158, 2016.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UFNT. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia. Resolução n. 05/2023. Tocantinópolis: UFNT, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Géssica Gonçalves Santos Gracioli, Laissy Taynã da Silva Barbosa, Maria José de Pinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.