Tessituras da interdisciplinaridade: reflexões sobre documentos orientadores do curso de Pedagogia de Tocantinópolis no viés do paradigma emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.9964

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Paradigma emergente, Curso de Pedagogia

Resumo

Os documentos orientadores do Ensino Superior são essenciais para apresentar posturas e ações que serão desenvolvidas no decorrer dos cursos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o conceito de interdisciplinaridade está articulado no projeto pedagógico do curso (PPC) de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Pedagogia em Tocantinópolis. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa interpretativista. Os resultados indicam que há uma necessidade de clareza em relação ao conceito de interdisciplinaridade, porém nota-se uma intencionalidade de integrar e potencializar projetos e atividades da comunidade acadêmica em uma postura interdisciplinar.

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Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares