Indícios de agência docente nas narrativas de dois professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9080

Palavras-chave:

Narrativas de professores, Agência docente, Desenvolvimento profissional contínuo, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Neste estudo, apresenta-se parte de uma pesquisa de Doutorado que tem o objetivo de analisar o desenvolvimento profissional e a agência de professores que promovem a Educação Matemática de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do desenvolvimento de projetos interdisciplinares em suas salas de aula. Discutem-se as narrativas de dois professores que participaram de um projeto de pesquisa com foco no desenvolvimento profissional contínuo. Esses profissionais elucidam seus processos de aprendizagem docente ao implementarem a educação interdisciplinar em suas práticas docentes. Busca-se responder a seguinte questão norteadora: quais indícios de agência docente emergem das narrativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental inseridos em um processo de desenvolvimento profissional contínuo? Os resultados iniciais evidenciam que o estudo teórico e metodológico, ocorrido em um espaço formativo pautado na colaboração, proporcionou o exercício da agência docente, ao implementar a educação interdisciplinar em suas práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

PROFESSORA VA. Entrevista concedida a Adriana Franco de Camargo Augusto e Celi Espasandin Lopes. Valinhos, 2023.

PROFESSOR LU. Entrevista concedida a Adriana Franco de Camargo Augusto e Celi Espasandin Lopes. Valinhos, 2023.

Referências

BILLETT, Stephen. Work, subjectivity and learning. In: BILLETT; Stephen; FENWICK, Tara; SOMERVILLE, Margaret (Eds.). Work, subjectivity and learning: understanding learning through working life. Dordrecht: Springer, 2006, p. 1-20.

BOLZAN, Doris. Pesquisa narrativa sociocultural: estudos sobre formação docente. Curitiba: Appris, 2019.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade Profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, p. 699-712, 2017.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; DE PAULA, Enio Freire. O compromisso político como elemento constitutivo da identidade profissional de professores que ensinam Matemática. In: DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade (Orgs.). Identidade profissional de professores que ensinam Matemática em contextos de formação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, [s.I.].

DAY, Christopher. Educadores comprometidos: qué son, qué hacen, por qué lo hacen y lo que verdaderamente importa. Madrid: Ed. Narcea, 2019.

DAY, Christopher; SACHS, Judith. International handbook on the continuing professional developmente of teacher. Croydon: CPI Group, 2004.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia, corpo, espaço. In: PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. São Paulo: Paulus, 2008, p. 93-109.

ETELÄPELTO, Anneli et al. What is agency? conceptualizing professional agency at work. Educational Research Review, v. 10, p. 45-65, 2013.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

GIDDENS, Anthony. Central problems in social theory: action, structure and contradiction in social analysis. Berkeley: University of California Press, 1979.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, v. 30, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LOPES, Celi Espasandin; D'AMBROSIO, Beatriz. Desenvolvimento profissional do professor provocando a agência e a insubordinação criativa. Ciência & Educação, v. 22, n. 4, p. 1.085-1.095, 2016.

NACARATO, Adair. A agência e o desenvolvimento profissionais de pesquisadoras narrativas que ensinam Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 166-188, 2023.

NACARATO, Adair; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a Matemática escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, n. 3, p. 287-299, set./dez. 2013.

NININ, Maria Otilia; MAGALHÃES, Maria Cecília. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de Ensino Médio em serviço. Alfa: Revista de Linguística, v. 61, n. 3, p. 625-652, 2017.

PRAWAT, Richard. Constructivism, Modern and Postmodern. Educational Psychologist, v. 31, n. 3, p. 215-225, 1996.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, v. 41, n. 1, p. 67-86. 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Abordagens narrativas na pesquisa educacional brasileira. Revista Paradigma, n. 41, p. 57-79, 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição; CUNHA, Luiz. Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. In: VICENTINI, Paula; SOUZA, Elizeu; PASSEGGI, Maria da Conceição (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013, p. 43-57.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu; VICENTINI, Paula. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 369-386, 2011.

PRADO, Guilherme; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme; SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Graf, 2005, p. 74-74.

SACHS, Judith. Skilling or emancipating? Metaphors for continuing teacher professional development. In: MOCHKLER, Nicole; SACHS, Judyth (Eds.). Rethinking educational practice through reflexive inquiry. Dordrecht: Springer, 2011, p. 153-167.

SACHS, Judith. Teacher professionalism: why are we still talking about it? Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 22, n. 4, p. 413-425, 2015.

SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria. Memória e formação de professores. Salvador: Editora UFBA, 2007, p. 59-74.

SUÁREZ, Daniel; DÁVILA, Paula. Investigación (auto)biográfica em educación: dimensiones teóricas y metodológicas del dispositivo de documentácion narrativa de experiencias pedagógicas en Argentina. In: LEITE, Yoshie et al. Narrativas (auto)biográficas em diálogos: políticas, formação e práticas. Curitiba: CRV, 2019, p. 23-36.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente