Tornando-me uma professora de Matemática de surdos: uma investigação sobre a própria prática
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9074Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Pesquisa sobre a própria prática, Ensino de Matemática para surdos, Identidade Profissional docenteResumo
O artigo apresenta uma pesquisa que aborda as reflexões de uma professora de Matemática a respeito de sua própria prática enquanto busca transformá-la em uma prática pedagógica inclusiva. Paralelamente, observa-se a constituição de uma identidade docente como professora de Matemática de surdos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se no contexto de uma escola bilíngue voltada para surdos. Fundamentada na literatura sobre Educação Matemática Inclusiva, envolveu a produção de um diário de campo da pesquisadora, subsidiado por observações e gravações em vídeo de aulas ministradas em uma classe do oitavo ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam a potência das reflexões sistemáticas sobre a própria prática como catalizadoras do desenvolvimento profissional e da constituição de uma identidade profissional associada ao ensino de surdos.
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