O processo de constituição da identidade de professoras que ensinam Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8980

Palavras-chave:

Identidade profissional, Método (auto)biográfico, Vulnerabilidade e agência

Resumo

Este trabalho visa compreender, a partir da narrativa de duas professoras que ensinam Matemática, a constituição de suas identidades. Apoia-se no método (auto)biográfico e teve os dados produzidos por meio de entrevistas narrativas com as duas professoras. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e os dados, organizados em biogramas de modo a identificar, mediante incidentes críticos, as experiências de vulnerabilidade vivenciadas pelas professoras e se essas experiências contribuíram para o desenvolvimento de agência mediada. Os incidentes críticos marcam momentos de ruptura nos quais as professoras vão atribuindo sentidos às concepções sobre si mesmas e aos conhecimentos e valores sobre o ensino da matemática. Nesse movimento, acontece o processo de constituição identitária.

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente