Formação inicial do professor que ensina Matemática na Educação Infantil: a atividade de ensino em movimento
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.8973Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Educação Infantil, Formação de professoresResumo
É objeto deste artigo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática, articulado com o estágio na etapa da educação infantil. Assim, o objetivo é explicitar ações no ensino de Matemática na Educação Infantil que contribuam para a formação docente, a partir do Estágio Curricular Supervisionado, do curso de Pedagogia. Para isso, a) apresentamos os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, como orientadores para discutirmos a especificidade de aprendizagem na Educação Infantil e a formação do professor para este atuar nessa etapa escolar; b) relatamos a experiência de estágio na Educação Infantil, em uma turma com crianças entre quatro e cincos anos, na qual as acadêmicas de Pedagogia planejaram uma intervenção cujo conteúdo foi sobre grandezas. Portanto, para os professores que ensinam Matemática, a dialética entre os conhecimentos culturais-cognitivos e os didático-pedagógicos revela-se, na práxis docente, como um processo necessário para a aprendizagem da docência.
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