Identidade Profissional em um Mestrado Profissional: trajetórias em busca de Parker Pyne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8536

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Mestrado Profissional, Experiência, Agência profissional

Resumo

Neste artigo, em uma perspectiva insubordinada de escrita a quatro mãos, socializamos as nossas experiências – baseados na compre-ensão de Jorge Larrosa (2002) – enquanto orientador e orientando – vivenciadas no decorrer dos processos de construção de uma pesquisa vinculada a um programa de Mestrado Profissional, centrada em discutir a Identidade Profissional de Professores de Matemática. Ao iniciarmos a pesquisa, nossas emoções estavam inseridas no contexto da pandemia de Covid-19, no Brasil. O objetivo é expor, intencionalmente, as nossas vulnerabilidades nos processos e as ações de agência profissional articuladas em conjunto para as decisões acordadas. Para tanto, construímos questões fomentadoras de discussão que subsidiaram a construção de memoriais de formação, nos quais registramos nossas experiências no processo. Entre os resultados da análise conjunta de um desses memoriais, cabe destacarmos que vivenciar o mestrado é uma experiência conjunta, sendo o mestrado profissional mais um lócus representativo do movimento de constituição da IP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Cleber Fernando Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; GOMES, Cristiane Ruiz. O ensino de Matemática em tempos de pandemia pelo coronavírus. Revista Cocar, n. 17, p. 1-20, 2023.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Formatos insubordinados de dissertações e teses na Educação Matemática. In: D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin (Orgs.). Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 347-367.

BARRETTO, Ana Cláudia; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. A busca do sentido de agência profissional de professores de matemática no início da docência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 231-255, 2023.

BOOTE, David; BEILE, Penny. Scholars before researchers: on the centrality of the dissertation literature review in research preparation. Educational Researcher, v. 34, n. 6, p. 3-15, aug./sep. 2005.

CHRISTIE, Agatha. O Detetive Parker Pyne. Porto Alegre: LPM, 2012.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Mathematics teachers’ professional identity development in communities of practice: Reifications of proportional reasoning teaching. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 54, p. 165-187, 2016.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, p. 699-712, 2017.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Grupo de estudo e pesquisa e o movimento de constituição da identidade profissional de professores que ensinam matemática e de investigadores. REnCiMa, v. 9, n. 6, p. 1-17, 2018.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; RIZZATTI, Ivanise Maria; RÔÇAS, Giselle. Os desafios da Área de Ensino: “é caminhando que se faz o caminho”. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 37, n. 76, p. I-XVI, 2023.

D’AMBRÓSIO, Beatriz; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015.

DE PAULA, Enio Freire. Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática: indicativo de pesquisas, elementos e ações para elaboração de uma proposta investigativa. 227f. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática. Educação (UFSM), v. 45, p. 1-29, 2020.

DE PAULA, Enio Freire et al. A formação de professores que ensinam matemática: 17 anos de pesquisa do Gepefopem. In: DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade (Orgs.). Contextos formativos de professores que ensinam matemática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, p. 161-204.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

DUKE, Nell; BECK, Sara. Education should consider alternative forms for the dissertation. Educational Researcher, v. 28, n. 3, p. 31-36, 1999.

ETELÄPELTO, Anneli et al. What is agency? Conceptualizing professional agency at work. Educational Research Review, n. 10, p. 45-65, 2013.

FUX, Jacques. Literatura e Matemática: Jorge Luís Borges, George Perec e o Oulipo. São Paulo: Perspectiva, 2016.

GEPEFOPEM. Bem-vindos(as)! Encontros do grupo. Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2024. Disponível em: https://bit.ly/3MtR5EJ. Acesso em: 02 set. 2024.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GONZAGA, Bruno Cesar Cardoso. Possíveis espaços de discussão da Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática em documentos oficiais: considerações e alguns incômodos. 109f. Mestrado Profissional em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.

HIFOPEM. As narrativas como metodologia e fonte de dados na pesquisa em Educação Matemática. In: OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Izabel Ramalho (Orgs.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília: SBEM, 2018, p. 90-112.

HOBBS, Linda. Examining the aesthetic dimensions of teaching: Relationships between teacher knowledge, identity and passion. Teaching and Teacher Education, v. 28, n. 5, p. 718-727, 2012.

HODGEN, Jeremy; ASKEW, Mike. Emotion, identity and teacher learning: becoming a primary mathematics teacher. Oxford Review of Education, v. 33, n. 4, p. 469-48, 2007.

KELCHTERMANS, Geert. Who I am in how I teach is the message: self‐understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 15, n. 2, p. 257-272, 2009.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LASKY, Sue. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, v. 21, n. 8, p. 899-916, 2005.

LESSARD–HEBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

LIBÓRIO, Reginaldo Guilhermino Cabral. Conhecimentos para o ensino de matemática e a formação inicial de professores de matemática: um olhar aos documentos oficiais de âmbito federal (1925-2017). 192f. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2019.

MERLI, Renato Francisco; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; POWELL, Arthur Belford Mudanças na pesquisa em educação matemática por conta do Covid-19. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Anais... São Carlos: UFSCar, 2020, p. 1-12.

MIARKA, Roger; MALTEMPI, Marcus Vinícius. O que será da Educação Matemática depois do Coronavírus? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 67, p. 3-4, 2020.

MILITÃO, Andreia Nunes; PERBONI, Fábio. Desigualdades educacionais e o direito à Educação em tempos de pandemia. In: DI GIORGI, Cristiano (Org.). Ensaios da quarentena: pandemia – sonhos e ações. São Paulo: Terra Redonda, 2021, p. 45-67.

MONTOITO, Rafael. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 892-915, 2019.

NÓVOA, Antonio. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, Hélia Margarida; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, v. 7, p. 104-130, 2011.

OLIVEIRA, Thais. Aprendizagem e constituição profissional de uma professora de matemática: um estudo de si. 184f. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

PEREIRA, Marcus Vinícius; RÔÇAS, Giselle. Nunca me sonharam: os Programas de Pós-Graduação Profissional da Área de Ensino e seus produtos e processos educacionais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2020.

PLACCO, Vera Maria Nigro; SOUZA, Vera Lúcia Trevizan; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012.

RIGO, Rosa Maria et al. Escrita acadêmica: fragilidades, potencialidades e articulações possíveis. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 23, n. 3, p. 489-499, 2018.

RODRIGUES, Paulo Henrique; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia Margarida. The search for the sense of agency in vulnerable situations in mathematics teachers’ initial education. The Mathematics Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 158-186, 2020.

RODRIGUES, Paulo Henrique; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. A mobilização das emoções, do compromisso moral e do compromisso político como dimensões do movimento de constituição da identidade profissional de futuros professores de Matemática: Estágio Supervisionado. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-19, 2023.

RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel de Oliveira. O ensaio como tese: estética e narrativa na composição do texto científico. São Paulo: WMF, 2012.

SANTOS, João Ricardo Viola. O matemático e a barata. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 247-260, 2018.

SERRAT, Joan Manuel. Joan Manuel Serrat - Cantares (Caminante, No Hay Camino). Youtube. 31 mar. 2022. Disponível em: https://bit.ly/4g65FzT. Acesso em: 02 set. 2024.

TAMAYO, Carolina; SILVA, Michela Tuchapesk. Desafios e possibilidades para a Educação (Matemática) em tempos de “Covid-19” numa escola em crise. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p. 29-48, 2020.

THOMAS, Rebecca Arlene; WEST, Richard; RICH, Peter. Benefits, challenges, and perceptions of the multiple article dissertation format in instructional technology. Australasian Journal of Educational Technology, v. 32, n. 2, p. 82-98, 2016.

VIANNA, Carlos Roberto. Vidas e circunstâncias na educação matemática. 572f. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente