A prática docente nos Institutos Federais enunciada pelas narrativas de professores
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.127-141Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Formação docente, Matemática, Experiência profissionalResumo
Este artigo investiga experiências vivenciadas por professores licenciados em Matemática de Institutos Federais, objetivando compreender a carreira docente por meio de oportunidades e de obstáculos enfrentados no cotidiano profissional. Tendo a narrativa como método de pesquisa, fundamenta-se em pressupostos de autores como Clandinin e Connelly (2015) e Gonçalves (1999), ao analisar experiências profissionais valorizando as vozes de colaboradores. Os dados foram constituídos a partir de histórias presentes em cartas produzidas no desenvolvimento de uma disciplina de um curso de doutoramento. As produções apontam concepções, experiências, vivências, sensações, sentimentos e ensinamentos relativos à prática docente, retratadas de forma peculiar por cada participante. Para a análise de dados, optamos pela Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2011), emergindo duas categorias de discussão, cujos resultados apontam que tanto os desafios quanto as oportunidades que emergem da/na prática docente podem contribuir com a formação permanente de professores.
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Colaboradora 1. Carta 1. [s.I.], 2022.
Colaboradora 1. Carta 2. [s.I.], 2022.
Colaborador 2. Carta 1. [s.I.], 2022.
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