Narrações da constituição da professoralidade na docência universitária
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.94-113Palavras-chave:
Ensino remoto, Professoralidade, Docência universitária, Narrativas (auto)biográficasResumo
O texto é oriundo de uma pesquisa de documentação narrativa de experiências pedagógicas (Suárez, 2017), desenvolvida durante a Pandemia de Covid-19, no ano de 2021, da qual participaram quatro professores (as) universitários (as) dos estados do Maranhão e de Rondônia. Para realizá-la, optamos pelos seguintes recursos metodológicos: narrativas orais, produzidas e compartilhadas via WhatsApp. O objetivo central foi compreender os processos de constituição da professoralidade nos resultados obtidos, por meio da compreensão e interpretação pautadas na hermenêutica da narratividade e temporalidade em Paul Ricoeur (2010). Como resultados, foi possível inferir que a professoralidade emergiu como um conceito fundamental que atesta a sua relevância na Educação Superior, de forma a contribuir para a constituição de novos conceitos e (re)aprendizagens de si, do outro, da educação e da profissão docente, aludindo às dimensões formativas e de construção de conhecimentos, tecidos permanentemente na vida, experiência e formação profissional.
Downloads
Referências
Fontes
JÚNIOR. Entrevista concedida à Joelson Morais. Caxias, 14 jan. 2021.
MARTINS. Entrevista concedida à Joelson Morais. Caxias, 14 jan. 2021.
NASCIMENTO. Entrevista concedida à Joelson Morais. Caxias, 14 jan. 2021.
SILVA. Entrevista concedida à Joelson Morais. Caxias, 14 jan. 2021.
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan./abr. 2018.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000, p. 31-61.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal; São Paulo: EDUFRN; Paulus, 2010.
LIMA, Maria Divina Ferreira; MORAIS, Joelson de Sousa. A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores. Revista LES-Linguagens, Educação e Sociedade, v. 25, n. 45, p. 118-140, maio/ago. 2020.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia. Caderno de Letras, n. 40, p. 221-236, maio/ago. 2021.
MORIN, Edgar. É hora de mudar de via: lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da educação. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, p. 8-12, 2020.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: EdUFSM, 2016.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2010.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: indagación-formación-acción entre docentes. In: PÉREZ, Carmem Lúcia Vidal (Org.). Experiências e narrativas em educação. Niterói: EdUFF, 2017. p. 181-203.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.