Narrações da constituição da professoralidade na docência universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.94-113

Palavras-chave:

Ensino remoto, Professoralidade, Docência universitária, Narrativas (auto)biográficas

Resumo

O texto é oriundo de uma pesquisa de documentação narrativa de experiências pedagógicas (Suárez, 2017), desenvolvida durante a Pandemia de Covid-19, no ano de 2021, da qual participaram quatro professores (as) universitários (as) dos estados do Maranhão e de Rondônia. Para realizá-la, optamos pelos seguintes recursos metodológicos: narrativas orais, produzidas e compartilhadas via WhatsApp. O objetivo central foi compreender os processos de constituição da professoralidade nos resultados obtidos, por meio da compreensão e interpretação pautadas na hermenêutica da narratividade e temporalidade em Paul Ricoeur (2010). Como resultados, foi possível inferir que a professoralidade emergiu como um conceito fundamental que atesta a sua relevância na Educação Superior, de forma a contribuir para a constituição de novos conceitos e (re)aprendizagens de si, do outro, da educação e da profissão docente, aludindo às dimensões formativas e de construção de conhecimentos, tecidos permanentemente na vida, experiência e formação profissional.

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Referências

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Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção