Referenciais teóricos do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) nas linhas da narrativa de um educador matemático
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.142-160Palavras-chave:
Referenciais teóricos, Laboratório de Educação Matemática, Professor de Matemática, Narrativas de vida e formaçãoResumo
O presente estudo tem contribuição potencial nos processos de pesquisa e formação, sobretudo na de docentes de Matemática, mantendo como objetivo identificar referenciais teóricos que pautam os trabalhos do LaboMática, a partir de seu criador, discutindo as interconexões com sua trajetória pessoal e a formação dos referidos profissionais. Para tanto, adotando como recurso metodológico as narrativas de vida e formação, realizamos uma entrevista com o professor Edisom Eugenio, a fim de identificar ideias e visões relativas ao processo educativo, de maneira geral e específica, ao ensino de Matemática. Como resultado, constatamos que a pedagogia freireana é um dos fundamentos epistemológicos desse formador e do mencionado Laboratório, bem como o arcabouço teórico do campo da Educação Matemática, que compreende autores como Ubiratan D’Ambrosio e Sergio Lorenzato, dentre outros.
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