Educação popular e grupos escolares em Catalão: percalços e incongruências (1923-1959)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.196-210Palavras-chave:
Educação Popular, Fontes históricas, Grupos escolares, História da EducaçãoResumo
O estudo aborda a demanda por educação popular nos grupos escolares em Catalão, município do Estado de Goiás, no período de criação dessas instituições que ocorreu no século XX. Considera-se o entrecruzamento dos discursos de progresso, desenvolvimento e modernização produtiva, motivados pela chegada da estrada de ferro na região, contrapondo o processo de instalação tardia dos primeiros grupos escolares. Tal estudo é subsidiado por uma base documental e bibliográfica, fundamentados em fontes históricas e políticas sobre as instituições escolares destinadas à educação popular. No exercício interpretativo analítico, evidenciam-se algumas incongruências nos discursos em torno do desenvolvimento preconizado no município, desvinculado do aparelhamento da instrução elementar pelo Estado. O movimento escolar reforça a pertinência de novos olhares sobre a educação, a fim de compreender os processos instituídos, questionar discursos que sedimentaram visões em torno de questões que ocultam velhos problemas, consoante a instalação dos grupos escolares com capacidade para absorver as demandas da crescente população.
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