O desempenho em Matemática de alunos das escolas públicas do município de Maringá/PR, fundamentado no capital cultural de Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i24.555Palavras-chave:
Capital cultural, qualidade de ensino, Prova Brasil, Matemática.Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar alguns fatores determinantes para a qualidade do ensino em Matemática. Para isso foram utilizados os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referentes à Prova Brasil aplicada em 2011. O trabalho está fundamentado na teoria do capital cultural de Bourdieu, que foi também utilizada para justificar a escolha das variáveis na pesquisa estatística. Para o tratamento desses dados, utilizamos o software Statistical Analysis System (SAS). Com nossa pesquisa pudemos inferir que existe associação positiva entre o capital cultural familiar do aluno e o desempenho do mesmo na disciplina de Matemática da Prova Brasil de 2011 para os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Maringá/PR.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alexandra Oliveira Abdala Cousin, Doherty Andrade, Valdirene Maria dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.