O desempenho em Matemática de alunos das escolas públicas do município de Maringá/PR, fundamentado no capital cultural de Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i24.555Palavras-chave:
Capital cultural, qualidade de ensino, Prova Brasil, Matemática.Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar alguns fatores determinantes para a qualidade do ensino em Matemática. Para isso foram utilizados os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referentes à Prova Brasil aplicada em 2011. O trabalho está fundamentado na teoria do capital cultural de Bourdieu, que foi também utilizada para justificar a escolha das variáveis na pesquisa estatística. Para o tratamento desses dados, utilizamos o software Statistical Analysis System (SAS). Com nossa pesquisa pudemos inferir que existe associação positiva entre o capital cultural familiar do aluno e o desempenho do mesmo na disciplina de Matemática da Prova Brasil de 2011 para os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Maringá/PR.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alexandra Oliveira Abdala Cousin, Doherty Andrade, Valdirene Maria dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.