O Programa São Paulo Faz Escola: uma análise da reforma curricular paulista a partir dos estudos de política educacional

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.319-336

Palavras-chave:

Reforma Curricular, Modelos analíticos de políticas públicas, Abordagem do Ciclo de Políticas

Resumo

Neste artigo propomos uma análise da formulação e implemen-tação da reforma curricular no Estado de São Paulo, a partir do Programa São Paulo Faz Escola, com base nos modelos analíticos de políticas públicas de pesquisadores anglo-saxões, cujas contribuições foram discutidas por Viana (1996) e Rua (2013), e no ciclo de políticas de Stephan Ball e Richard Bowe (1992). Constatamos que a questão da qualidade da educação entrou na agenda governamental no contexto de ascensão da ideologia neoliberal no país e a reforma curricular surgiu como alternativa para melhoria dos índices educacionais, sendo imple-mentada de forma programada sem participação dos professores no processo decisório, em consonância com outras políticas em âmbito nacional e estadual.

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Publicado

2020-12-15