Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 27 (2020): Dossiê: A universidade como agente de desenvolvimento cultural, social e econômico
v. 12 n. 27 (2020): Dossiê: A universidade como agente de desenvolvimento cultural, social e econômico
Publicado:
2020-12-15
Expediente e Sumário
Expediente e Sumário
1-5
PDF
Apresentação do Dossiê
Dossiê: A universidade como agente de desenvolvimento cultural, social e econômico
Valdir Fernandes
6-11
PDF
Dossiê
O lugar da universidade pública: referência social ou fator de desenvolvimento das forças produtivas?
José Henrique de Faria, Carolina de Souza Walger
12-33
PDF
Um antropólogo entre dedicação científica e compromisso social
Claude Raynaut
34-61
PDF
Humanidades: desencantamento e desafios
Sandro Dutra e Silva, Valdir Fernandes
62-77
PDF
Universidade face às questões ambientais: reflexividade e formação de novos profissionais
Pedro Roberto Jacobi, Diogenes Valdanha Neto, Anna Luisa Abreu Netto
78-93
PDF
Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade
Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Neri dos Santos, Ramiro Wahrhaftig
94-128
PDF
As novas competências exigidas à tríade educacional para apoiar a formação do novo jovem adulto universitário
Patrícia de Sá Freire, Graziela Grando Bresolin
129-143
PDF
Universidade e cidade: uma reconciliação necessária
Clovis Ultramari, Wilson Levy
144-161
PDF
Educação Superior e movimentos sociais no Sul do Brasil: democratização do acesso e justiça cognitiva
Joviles Vitório Trevisol
162-179
PDF
La Universidad de Concepción y su aporte al desarrollo de la región del Biobío y el país
Oscar Parra Barrientos, Claudio Zaror, Jorge Rojas Hernández
180-199
PDF
A Univille e o desenvolvimento: Educação Superior no norte e nordeste de Santa Catarina (1960-1990)
Ilanil Coelho, Fernando Cesar Sossai, Therezinha Maria Novais de Oliveira
200-221
PDF
Building a national system of research and graduate education: how did the university become the house of science in Brazil?
André Brasil
222-253
PDF (English)
Impacto da pós-graduação e da ciência no Brasil: uma análise à luz dos indicadores
Abilio Afonso Baeta Neves, Concepta McManus, Carlos Henrique de Carvalho
254-276
PDF
The Impact of Graduate Studies and Science in Brazil: an analysis in the light of the indicators
Abilio Afonso Baeta Neves, Concepta McManus, Carlos Henrique de Carvalho
254-276
PDF (English)
Contribuição da pós-graduação brasileira em Ciências Ambientais na implementação da Agenda 2030
Carlos Alberto Cioce Sampaio, Cláudia Terezinha Kniess, Sandra Corbari, Arlindo Philippi Junior, Maria do Carmo Martins Sobral
277-299
PDF
Desafios e aprendizados do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Tadeu Fabrício Malheiros, Helena Midori Kashiwagi, Henrique Ortêncio Filho, Jair Gonçalves da Silva, José Eduardo Martinelli Filho, Katia Viana Cavalcante, Otacílio Antunes Santana
300-318
PDF
Artigos
O Programa São Paulo Faz Escola: uma análise da reforma curricular paulista a partir dos estudos de política educacional
Daiani Vieira Ortega, Silvio César Nunes Militão
319-336
PDF
Os processos criativos na práxis musical: uma análise a partir do enfoque histórico-cultural
Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Eder Flavio Moura Bonfim
337-353
PDF
Cursos de Letras: critérios de avaliação do MEC-INEP e o conceito de emancipação humana
Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Alessandra Augusta Pereira da Silva
354-366
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão