Cursos de Letras: critérios de avaliação do MEC-INEP e o conceito de emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.354-366Palavras-chave:
Cursos de Letras, ISD, Emancipação humanaResumo
Esta pesquisa é caracterizada pela investigação dos critérios de avaliação dos cursos de Letras português-inglês, estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em relação ao conceito de emancipação humana de cunho materialista histórico dialético. O objetivo geral é discutir os critérios de avaliação de cursos de Letras de maior conceito pelo MEC, realizada pelo Instituto Nacional Anísio Teixeira, comparando-os com a temática da formação de professores para a emancipação humana. Desse modo, tomou-se como objeto de análise a Nota Técnica n. 72 (INEP, 2014) e textos de base marxista a partir de uma análise contextual, do segmento de orientação temática e do segmento de tratamento temático e dos mecanismos enunciativos de modalização sob a fundamentação teórica interacionista sociodiscursiva, conforme Bronckart (1999). Os resultados evidenciaram que os critérios de avaliação estabelecidos no documento investigado divergem majoritariamente do conceito de emancipação humana identificado nos textos analisados.
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