As novas competências exigidas à tríade educacional para apoiar a formação do novo jovem adulto universitário
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.129-143Palavras-chave:
Estilos de aprendizagem, Papéis dos professores, Jovem adulto, Inovação no Ensino SuperiorResumo
Diante das mudanças ocasionadas num mundo em violentas transformações, torna-se necessário o desenvolvimento de novas competências do corpo da tríade educacional, principalmente competências para o enfrentamento de um mundo essencialmente digital. Este estudo buscou, a partir de uma pesquisa teórica bibliográfica, identificar as novas competências que precisam ser desenvolvidas por alunos, professores e a própria instituição de Ensino Superior, para apoiar a formação do novo jovem adulto universitário de uma geração de nativos digitais. Os resultados demonstram que os alunos que se encontram atualmente nas universidades impelem à mudanças institucionais e de aula para o alinhamento às suas características e desenvolvimento, assim como os papéis desempenhados pelos professores se alteram com as novas demandas de aprendizagem. As universidades precisam alinhar o modelo de ensino e currículos às necessidades destes novos alunos que se encontram em processo de formação.
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