A Univille e o desenvolvimento: Educação Superior no norte e nordeste de Santa Catarina (1960-1990)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.200-221Palavras-chave:
Educação Superior, Desenvolvimento, UnivilleResumo
Como a história de uma universidade se liga à noção de desenvolvimento? Como o processo de constituição de uma universidade regional no nordeste de Santa Catarina recontextualizou conceitos de desenvolvimento que circulavam pelo Brasil entre os anos 1960 a 1990? Essas são as questões que estruturam este artigo. Tomando a história da Univille como referência, tais questões são examinadas nas cinco partes que integram o texto. Além da bibliografia pertinente, no texto, analisamos o conteúdo de um conjunto de fontes primárias pesquisadas nos acervos do Centro Memorial, Laboratório de História Oral e Arquivo Central da Univille. O artigo conclui que, mais do que implantar conceitos de desenvolvimento concebidos em contextos alheios ao território catarinense, a criação da Univille evidenciou um intenso trabalho de tradução e recontextualização de noções difusas de desenvolvimento, adaptando-as de acordo com demandas do presente e visagens de futuro para as regiões norte/nordeste de Santa Catarina.
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