EMI em foco: percepções, possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.26.43-61Palavras-chave:
Ensino Superior, Internacionalização, English Medium of Instruction, Programa “O Paraná Fala Idiomas/Inglês”Resumo
A internacionalização das universidades brasileiras reflete no uso da língua inglesa como meio de instrução (English as medium of instruction – EMI) em cursos e disciplinas de graduação e pósgraduação. O presente trabalho visa analisar o impacto de um curso de extensão de EMI oferecido pelo Programa “O Paraná Fala Idiomas/Inglês”, em uma universidade pública paranaense. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa; os dados foram gerados por meio de questionários a docentes participantes do referido curso, com o intuito de compreender as expectativas iniciais e finais desses docentes com relação ao curso e às práticas e conteúdos a ele associados. Os resultados apontam, dentre outras constatações, que parte dos desafios atrelados ao desenvolvimento de ações em EMI pode ser superada por meio de iniciativas que promovam a adaptação das aulas ao contexto do EMI.
Downloads
Referências
ALLAN, Jo; CLARKE, Karen; JOPPLING, Michael. Effective teaching in higher education: perceptions of first year undergraduate students. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 21, n. 3, p. 362372, 2009.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, UNIVILLE, 2005, p. 11-38.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, UNIVILLE, 2005, p. 67-101.
BENTO, Jorge Olímpio. Em defesa da língua portuguesa: como é que se chegou ao abandono e à desconsideração da língua portuguesa na Universidade? Ensino Superior Unicamp. 18 ago. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2VRGolM>. Acesso em: 20 abr. 2020.
DEARDEN, Julie. English as a medium of instruction: a growing global phenomenon. Londres: British Council, 2014.
EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; GIMENEZ, Telma. English as a lingua franca in an online teacher education program offered by a State University in Brazil. In: MATSUDA, Ana (Ed.). Preparing teachers to teach English as an international language. Bristol: Multilingual Matters, 2017, p. 126-133.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.
GIMENEZ, Telma et al. English as a medium of instruction in two state-funded Brazilian higher education institutions from an English as a lingua franca perspective: policy in practice. Londres: British Council, 2019.
GIMENEZ, Telma et al. Guide to English as a medium of instruction in Brazilian higher education institutions 2018-2019. Londres: British Council/FAUBAI, 2018.
LEFFA, Vilson. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória: Kaygangue, 2006, p. 10-25.
MARTINEZ, Ron. English as a Medium of Instruction (EMI) in Brazilian higher education: challenges and opportunities. In: FINARDI, Kyria Rebeca (Org.). English in Brazil: views policies and programs. Londrina: Eduel, 2016, p. 191-228.
ROSE, Heath. A Global Approach to English Language Teaching: Integrating an International Perspective Into a Teaching Methods Course. In: MATSUDA, Ana (Ed.). Preparing teachers to teach English as an international language. Bristol: Multilingual Matters, 2017, p. 119-125.
SCHLATTER, Margareth; GARCEZ, Pedro de Moraes. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em Inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
SILVA, João Carlos Lima e. Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem. Refaz, v. 1, n. 2, p. 19-31, 2015.
VERDU, Fabiane Cortez. EMI (English as a Medium of Instruction) como estratégia de internacionalização em casa: um estudo de caso num programa de pós-graduação em administração. In: encontro da associação dos programas de pós-graduação em administração. Anais... Maringá: ANPAD, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aline Priscilla Brancalhão Züge, Ana Igraíne de Góis Barreto, Josimayre Novelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.