Transformação curricular e inclusão indígena: o desafio das ações afirmativas na pós-graduação da UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10199

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Currículo universitário, Decolonialidade, UFG

Resumo

Este artigo investiga a implementação de ações afirmativas na pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com ênfase na Resolução CONSUNI n. 07/2015. O objetivo é analisar a eficácia dessa política na inclusão de indígenas e suas implicações para a transformação curricular universitária. Metodologicamente, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com análise documental de resoluções institucionais e relatos de estudantes indígenas. Os resultados indicam que, embora as ações afirmativas ampliem o acesso dos estudantes indígenas, há uma lacuna na incorporação das epistemologias desses povos, em virtude de práticas eurocêntricas de educação. Conclui-se que é imprescindível reformular currículos para promover uma justiça social e epistêmica, garantindo uma universidade mais inclusiva e representativa.

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Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares