A internacionalização da universidade: tensões entre competição e colaboração à luz da interculturalidade crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10188

Palavras-chave:

Internacionalização, Universidade, Mercantilização, Interculturalidade

Resumo

Objetivamos, com este estudo, investigar de que forma as políticas brasileiras voltadas à Educação Superior caracterizam e interpretam a internacionalização. Partindo de uma descrição do cenário contemporâneo e o levante da hegemonia neoliberal e de globalização, buscamos desvelar as diferenças entre o viés colaborativo e competitivo na internacionalização. Posteriormente, analisamos políticas como o PNE e os Programas CsF, IsF e Capes-PrInt. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com foco qualitativo. Concluímos que, nos documentos analisados, prevalece uma concepção de internacionalização guiada pelo favorecimento de intercâmbios que possibilitem a inclusão da produção científica e tecnológica brasileira na competitividade global com um papel de maior destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

BRASIL. Decreto n. 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Diário Oficial da União, Brasília, 2011.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014a.

BRASIL. Portaria n. 973, de 14 de novembro de 2014. Institui o Programa Idiomas sem Fronteiras e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014b.

BRASIL. Portaria n. 220, de 03 de novembro de 2017. Institui o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Pesquisa do Brasil e dispõe sobre as diretrizes gerais do Programa. Diário Oficial da União, Brasília, 2017.

BRASIL. Portaria n. 30, de 26 de janeiro de 2016. Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

Referências

ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The internationalization of Higher Education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 2-5, 2007.

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica Educativa, v. 1, n. 1, p. 56-79, jan./jun. 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BONETI, Lindomar Wessler Boneti. Sociologia da educação no Brasil: do debate clássico ao contemporâneo. Curitiba: PUCPRESS, 2018.

BONETI, Lindomar Wessler. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2024.

CANDAU, Vera Maria et al. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). São Paulo: Cortez, 2013.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona. The future of internationalization of higher education in Europe. International Higher Education, n. 83, p. 2-3, 2015.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

KNIGHT, Jane. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2020.

KNIGHT, Jane. Meaning, rationales and tensions in the internationalization of Higher Education. In: MCGRATH, Simon; GU, Qing (Orgs.). Routledge handbook on international Education and Development. Londres: Routledge, 2015, p. 345-359.

KNIGHT, Jane. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, n. 33, p. 2-3, 2003.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fática; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, Jorge; TAPIA, Luis; WALSH, Catherine (Orgs.). Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010, p. 75-96.

WALSH, Catherine. La educación intercultural en la educación. Lima: Ministerio de Educación, 2001.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares