Análise crítica do discurso em trabalhos sobre algoritmos digitais e inteligência artificial na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10183Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Inteligência Artificial, Educação MatemáticaResumo
A pesquisa tem como objeto de estudo empreender uma Análise Crítica do Discurso em trabalhos sobre algoritmos e Inteligência Artificial (IA) na Educação Matemática durante uma disciplina de pós-graduação. O objetivo central é compreender como os significados educacionais e práticos da IA são criados e comunicados nos discursos dos trabalhos, explorando as palavras, expressões e formas de linguagem utilizadas. Do mesmo modo, busca-se identificar como o discurso é usado e suas relações com teóricos como Bakhtin e Gramsci para estabelecer, reforçar ou contestar relações de intencionalidade nas visões subjetivas dos usos educacionais de inovações como a IA e, também, investigar de que forma o discurso contribui para a construção de identidades do educador matemático. Os resultados evidenciam que a Análise Crítica do Discurso é um caminho propício em leituras e escritas atentas de textos em busca de aspectos ideológicos e identitários de professores com temáticas recentes, como a IA.
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