A Universidade Federal de Minas Gerais e a Educação de Jovens e Adultos: notas sobre uma relação com a sociedade por meio da extensão
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10169Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Universidades, Extensão universitáriaResumo
Este artigo aborda a estruturação da Educação de Jovens e Adultos como uma das áreas de ação da/na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), focalizando o desenvolvimento de um atendimento próprio à modalidade, por meio de projetos de extensão. A investigação, de abordagem qualitativa, utilizou como fontes documentos institucionais e depoimentos orais acerca da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na universidade, que foram analisados com base em uma bibliografia ligada à educação de jovens e adultos. Os resultados apontaram que a manutenção de um atendimento próprio de EJA na Universidade é justificada pela integração de atividades de extensão, de ensino e de pesquisa em EJA, além da criação de outros espaços institucionais para se desenvolver a modalidade. Esses resultados ajudam a compreender a oferta de EJA na/da UFMG como uma ação por meio da qual se reforça o compromisso político e social das universidades.
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