O ingresso nas licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó: a interseccionalidade como conceito e caminho para leitura das trajetórias de mulheres após os 25 anos
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10167Palavras-chave:
Trajetórias de vida, Interseccionalidade, Ensino Superior, Formação de professorasResumo
Estruturas sexistas, classistas e racistas marcam a história de pessoas que são determinadas pelo lugar/território de pertencimento, por seu corpo, pela sua cor, pelo gênero e classe social que pertencem. Apresentamos, em perspectiva interseccional, as trajetórias/histórias de vidas de mulheres, que ingressaram em licenciaturas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó (SC), após os 25 anos de idade. Tais trajetórias são compartilhadas a partir do entrelaçamento de violências, na intersecção entre gênero e classe e seus desafios. A escolha metodológica foi pela roda de conversa, que proporciona liberdade na formulação e reformulação das perguntas e trocas interativas entre as participantes. O debate basilar perpassa pelo conceito da interseccionalidade permitindo a compreensão da estrutura social na qual estão imersas. Concluímos que abordar aspectos interseccionais presentes na vida de futuras professoras se torna chave para compreender suas trajetórias e fortalecê-las pessoal e profissionalmente.
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