As articulações entre Pedagogia Social e Educação Popular na formação de educadores sociais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10118

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação Popular, Educadores sociais, Políticas sociais, Espaço não escolar institucional

Resumo

O artigo aborda a articulação entre Pedagogia Social e Educação Popular na formação de educadores sociais no Brasil. A tese defende que uma formação intersetorial baseada na Educação Popular em um curso de Pedagogia Social é crucial para preparar educadores para atuarem em contextos de vulnerabilidade social. Utilizando análise de textos e de experiências da autora em formações na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), o estudo propõe a Pedagogia Social Intersetorial como um curso específico, integrando princípios de justiça social e metodologias participativas. Os resultados destacam a necessidade de regulamentação profissional, de reconhecimento do campo no meio acadêmico e lacunas nos currículos formativos. A conclusão aponta para a relevância de uma formação que une crítica emancipatória e prática institucional com reconhecimento do campo de atuação dos educadores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCORSSI, Aline; SCHWENGBER, Daiana; BAMBERG, Carla Luisa Frey. Educadores sociais como agentes de transformação: reflexões a partir de um centro social localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Revista Educação Popular, v. 18, n. 2, p. 186-208, maio/ago. 2019.

ALCÓN GIRON, María Virginia et al. Línea del tiempo de la Pedagogía Social. Sutori. 2024. Disponível em: https://bit.ly/3Yb86tG. Acesso em: 22 abr. 2025.

GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social. São Paulo: Cortez, 2014.

MACHADO, Érico Ribas. A constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira. 175f. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

NOHL, Herman. Die Pädagogische Bewegung in Deutschland und ihre Theorie. Frankfurt am Main: Verlag Vittorio Klostermann, 1935.

ORTMEYER, Benjamin. Herman Nohl und die NS-Zeit: Forschungsbericht. Frankfurt am Main: Forschungsstelle NS-Pädagogik, 2003.

SILVA, Roberto da. Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da Educação Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.

SILVA, Roberto. A formação de educadores para espaços não escolares e a regulamentação da Educação Social como profissão no Brasil. Revista Pedagogia Social UFF, v. 2, n. 2, p. 1-20, 2017.

PASSOS, Jacy Marques. Pedagogia Social: formação para transformação. Revista Pedagogia Social UFF, v. 14, n. 1, p. 1-10, 2022.

PAULO, Fernanda dos Santos. A Formação do (as) Educadores (as) Populares a partir da Práxis: Um estudo de caso da AEPPA. 273f. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

PAULO, Fernanda dos Santos. Memórias e trajetórias: sistematização de experiências de educação popular e de movimentos sociais. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019.

PAULO, Fernanda dos Santos. Aulas com cartas pedagógicas: Educação Popular e educadores sociais. Porto Alegre: Livrologia, 2023.

PAULO, Fernanda dos Santos; TREVISAN, Elisângela. Educador social e educador popular: pautas da formação acadêmica-profissional. Revista Panorâmica, v. 35, p. 233-256, 2022.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares